🇧🇷 Curto Brasil

Brasil volta ao mapa da fome pela ONU

7-jul 10:34
2 min

Ao todo, 61,3 milhões de pessoas sofreram pela fome entre 2019 e 2021.

Divulgado nesta quarta-feira (6), o mais recente relatório feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) choca, mostrando que entre 702 e 828 milhões de pessoas foram afetadas pela fome só em 2021. 

Os dados apresentaram aumento significativo de cerca de 150 milhões desde o início da pandemia, em 2020. Para se ter noção: aproximadamente 2,3 bilhões de pessoas estavam com insegurança alimentar moderada ou grave em 2021, o que significa 29% da população mundial. 

O Brasil figura nos índices com representação de 61,3 milhões de pessoas que sofreram entre 2019 e 2021 – ou seja, 28,9% da população brasileira. 

Cabe lembrar que no mês de junho, representantes de diversas esferas da sociedade reuniram-se para discutir o tema no I Encontro Nacional contra a Fome. O observatório aferiu o diagnóstico de que 33 milhões de brasileiros estão em insegurança alimentar grave. O encontro também evidencia as principais causas que nos fazem chegar ao triste cenário, como o desmantelamento de políticas públicas para combate à pobreza e a fome; desemprego e a alta inflação, onde são penalizadas as pessoas mais pobres. 

Curadoria do Curto

A apresentação do relatório produzido pela Rede Penssan sobre a fome está no Youtube. Vale ver e ouvir as mesas sobre o assunto, com especialistas que participaram do levantamento

Desde o ano passado, a Coalizão Negra Por Direitos encampa a campanha #TemGenteComFome, reunindo mais de 150 entidades. Para colaborar, basta acessar o site