Atos_pro_e_contra_o_impeachment_na_Esplanada-1-scaled-aspect-ratio-930-440
🇧🇷 Curto Brasil

Intolerância política afeta 73% dos brasileiros

11-jul 19:07
2 min
Créditos da imagem: Juca Varella - jucavarella@gmail.com; juca.varella@ebc.com.br; Agência Brasil

O levantamento feito pelo Instituto Locomotiva concluiu que 25% dos brasileiros apresentam alta intolerância política. O problema também foi observado em 32% dos que se identificam com os dois extremos ideológicos.

Sete em cada dez brasileiros têm dificuldade em dialogar com pessoas de opiniões políticas diferentes das suas. Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Locomotiva mostra que a intolerância política bate níveis espantosos. A cultura do ódio expôs seu lado trágico neste fim de semana, com o assassinato do petista Marcelo Arruda pelo bolsonarista Jorge Guaranho, no Paraná.

De acordo com a pesquisa, 73% das pessoas não conseguem manter uma conversa construtiva, partindo de opiniões políticas diferentes. Por isso, 38% das pessoas ouvidas disseram nunca expor suas posições sobre temas políticos. Foram entrevistadas para a amostra 1.960 pessoas, maiores de 18 anos, em 120 cidades. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo.

O levantamento usou um questionário para medir o nível de intolerâncias, com pontuação de zero a dez para situações que ilustrassem as reações e chegou à conclusão que um quarto da população ouvida (25%) se enquadra na categoria de altamente intolerante.

E quanto mais à esquerda ou à direita a pessoa se posicionar, maior sua intolerância. Aliás, um dado curioso é de que nos dois extremos o índice de alta intolerância e exatamente o mesmo: 32%, enquanto no centro a taxa fica em 18%. Das pessoas ouvidas, 37% disseram não se identificar com nenhum dos lados da polarização atual.

Veja a pesquisa do Locomotiva

Foto de destaque: Atos pró e contra o impeachment na Esplanada (17.04.2016) /Agência Brasil