'1899': Brasileira levanta suspeita de plágio em série da Netflix
📖 Curto Cultura

‘1899’: Brasileira levanta suspeita de plágio em série da Netflix

21-nov 12:52
2 min
Créditos da imagem: Divulgação/Netflix

A cartunista brasileira Mary Cagnin usou seu perfil no Twitter para acusar a Netflix de plagiar sua história de quadrinhos Black Silence, lançada há seis anos. Ela afirma que a série 1899, que estreou na última quinta-feira (17), possui diversas semelhanças com sua obra.

A artista acredita que seu trabalho chegou à Netflix após ter participado da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2017. Na ocasião, Mary distribuiu a obra para diversos editores do mundo dos quadrinhos, inclusive uma versão traduzida para o inglês.

“Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pelo meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. A gente não pode achar que só porque somos brasileiros, devemos aceitar esse tipo de menosprezo e indiferença. Temos inúmeros casos de gringos copiando a gente, em filmes, séries e músicas”, publicou no Twitter.

1899 e Black Silence: sobre o que as obras tratam?

A série 1899 da Netflix mostra um navio que parte da Europa rumo à América, repleto de imigrantes de nacionalidades distintas, esperançosos por uma vida nova em uma terra distante. No caminho, se deparam com outra embarcação, que havia sumido meses antes. Com isso, o sonho de tempos melhores pode acabar virando um pesadelo.

Black Silence é uma história em quadrinhos lançada após financiamento coletivo e, segundo a autora explica nas primeiras páginas da obra, é uma ficção científica com drama, suspense e terror, ambientada num futuro distópico pós-apocalíptico, com foco no drama psicológico dos personagens.

Mas é plágio mesmo?

Os usuários do Twitter ficaram divididos. Alguns concordam com a cartunista brasileira e reiteram a possibilidade de um plágio; do outro lado, há quem diga que são meras semelhanças, além de apontar outras obras ainda mais antigas com a mesma temática.

(Com Estadão Conteúdo)