netflix-top-10-aspect-ratio-930-440
📖 Curto Cultura

Netflix Top 10: entenda como é feito o ranking de filmes e séries do streaming

16-out 10:06
2 min

Você certamente já deu uma espiadinha no Top 10 da Netflix, né? A lista com filmes e séries fica logo na página inicial da plataforma e destaca as produções mais assistidas no streaming em determinado período – mas você sabe como esse ranking é feito? O Curto te explica!

Metodologia do Top 10 da Netflix

O Top 10 da Netflix é um ranking semanal. Todas às terças, o serviço de streaming atualiza quatro listas:

  • Filme em inglês
  • Filme em língua não-inglesa
  • Série de TV em inglês
  • Série de TV em língua não-inglesa

Essas listas são um ranking de produções em número de horas assistidas semanalmente, considerando o total de horas que usuários ao redor do mundo assistiram cada título de segunda a domingo da semana anterior.

No caso de séries, são consideradas as temporadas. Dessa forma, é possível que a mesma série ocupe mais de uma posição no ranking (exemplo: temporada 1 e 2 de Stranger Things).

Como as produções podem entrar e sair do ranking, a Netflix também disponibiliza o número total de semanas que determinada temporada de série ou filme ficou na lista. Isso é importante, ainda, no caso de títulos que viralizam meses (ou até anos) após o lançamento – como foi o caso de The Crown, que voltou ao ranking depois da morte da Rainha Elizabeth II.

Os favoritos de todos os tempos

Por fim, a Netflix também possui um ranking geral em que avalia as produções mais assistidas em seus primeiros 28 dias na plataforma. Recentemente, a série Dahmer: Um Canibal Americano entrou para a lista ao tornar-se a segunda série em inglês mais assistida na Netflix. A produção tinha mais de 701 milhões de horas exibidas no dia 11 de outubro.

Confira todos os rankings da Netflix em www.top10.netflix.com