bonner-aspect-ratio-930-440
🤩 Curtiu?

Viralizou! Os memes que marcaram as eleições 2022

1-out 19:37
4 min

No cenário das disputas políticas, os memes geralmente são criados para ironizar ou criticar, de forma irreverente, fatos ou autoridades. Mas, nestas eleições os memes se misturaram como as estratégias políticas de campanhas dentro e fora das redes. Na véspera do primeiro turno, relembramos alguns dos momentos mais marcantes da corrida eleitoral digital.

Candidatura lacradora

Cada vez mais popular nos meios digitais, as próprias candidaturas e partidos passaram a surfar nos formatos, jargões e ‘trends’ das redes sociais para falar a língua dos eleitores conectados:

Mas os nativos digitais não perdoaram políticos e candidatos durante este ano de eleições. Diferentes enxurrada de memes engajaram pessoas para discutir assuntos sérios, como as declarações do presidente Bolsonaro atacando o sistema eleitoral sem provas, a credibilidade de pesquisas eleitorais feitas por institutos tradicionais e a importância do voto como ferramenta da democracia.

Eleição das novas gerações

Parece que já faz muito mais tempo, mas há cerca de 6 meses artistas pop como Anitta, Leonardo Di Caprio e Luisa Sonza movimentavam a enorme campanha digital que estimulou jovens brasileiros a votarem pela primeira vez e tirarem o título eleitor.

Dentre as estratégias da mobilização, rolaram parcerias com influencers, perfis de memes bastante populares entre millenials – como o @saquinhodelixo e o @meltedvideos. Vídeos do Tiktok, hashtags, mensagens de empoderamento no Twitter, e outros conteúdos viralizaram através do movimento.

Antes do dia 4 de maio, prazo estabelecido pelo TSE para o alistamento, o Brasil ganhou mais de 2 milhões de eleitores jovens entre 16 e 17 anos. Em relação a 2014 e 2018, últimos anos de eleições, o crescimento do eleitorado foi de 47.2% e  57,4%, respectivamente. (Jota)

Pressa pelo resultado

Na última terça-feira (27), pesquisa Genial/Quaest revelou que 90% dos brasileiros querem que a eleição presidencial termine no primeiro turno, marcado para o domingo, 2 de outubro.

Tarcísio não conhece SP

O candidato ao governado estadual paulista Tarcísio de Freitas virou alvo de piadas nas redes, neste período eleitoral, por ser natural do Rio de Janeiro e ter vivido no estado de São Paulo apenas por dois anos, na década de 1990.

A cor de ACM Neto

O candidato ao governo do estado da Bahia, Antônio Carlos Magalhães Neto (União Brasil), provocou polêmica ao aparecer em vídeo bronzeado e se autodeclarando pardo. A internet não perdoa:

7 de Setembro

As convocações do presidente Jair Bolsonaro para fazer campanha pela sua reeleição em 7 de setembro – dia da Proclamação da República – também engajou os jovens internautas. Não faltaram memes contra e a favor dos atos:

Debate presidencial na Globo

Simone Sterblitch, Candidato Padre, Amoedo da Shopee e outros termos viralizaram a partir do último encontro entre presidenciáveis, mediado pelo jornalista William Bonner no último dia 29. (AGazeta)

Relembre também os memes que viralizaram no primeiro debate presidencial do ano, transmitido pela TV Bandeirantes. (Folha de S.Paulo)

Ciro em Paris, o retorno

O meme rodou plataformas a fora em 2018 e 2019, e agora volta repaginado por críticos do presidenciável Ciro Gomes (PDT). E aí, será que ele volta para lá?

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura
(*): conteúdos em outros idiomas são traduzidos pelo Google Tradutor