Lacrolandia-1-aspect-ratio-930-440
🤩 Curtiu?

Você usa o termo lacrou de forma correta?

8-dez 11:43
2 min

Na internet, a gíria “lacração” tem vários significados e começou a ser usada tempos atrás por membros e apoiadores da comunidade LGBTQIAP+, sabia? Mas o termo ganhou diferentes significados. Vem que o Curto News te explica!

Meme que viralizou na internet

Quando o termo surgiu, era um elogio para quem mandou muito bem em algo, no sentido de “arrasou!” ou “chocada!”.

Agora a palavra lacração também é usada em forma de crítica, e até como sinônimo de lugar.

Aliás, você já ouviu falar da “Lacrolandia”? A expressão é usada por alguém para criticar opiniões pessoais que considera desnecessárias e sem sentido, ou que divergem de um posicionamento em que acredita ou apoia. 

Há muito tempo…

No passado, dava para usar “lacrou” de outro jeito, como um “calou a boca”, por expressar uma opinião que não dá para ninguém contestar. E dessa onda veio o termo usado em debates ou brigas políticas nas redes sociais.

Mas esse sentido foi usado de forma tão desagradável, que passou a ser considerado ridículo, utilizado em situações duvidosas e por pessoas, que de certo modo, queriam dar “lição de moral”. 

Lacrando atualmente

Agora, usar esse termo pode significar que alguém expressou uma opinião sem fundamentos, ou que é contra uma lógica social digna, ou simplesmente uma opinião chata.

E cabe a cada um checar se o termo foi usado na intenção de elogio ou crítica. 

Quer exemplos?

Usado de forma positiva: 

  • “Você lacrou, amiga!” — Quando alguém manda bem em alguma coisa.
  • “Nossa, a noite foi pura lacração” — A noite foi muito boa. 

Usado de forma negativa:

  • “Lá vem a turma da lacrolândia” — Usado para falar de pessoas consideradas chatas. 
  • “Só sabe lacrar e acaba falando besteira” — Quando alguém tenta falar algo e acaba se contradizendo ou falando coisas fúteis

Ah, e não podíamos deixar de fora o que está em ALTA na redes sociais: as gêmeas lacração! Elas escolheram esse nome, ÓBVIO, por lacrar de uma forma legal. 

E aí, como você está usando o lacrou nas suas redes?

Veja também: