mg_1446_0-aspect-ratio-930-440
⚡️ Curto Flash

Caio Paes de Andrade deixa presidência da Petrobras; veja mais no Curto Flash

4-jan 12:37
3 min
Créditos da imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

À espera da aprovação de Jean Paul Prates pela governança interna da Petrobras, Henrique Rittershaussen assume interinamente a cadeira de presidente da estatal. Saiba mais no Curto Flash, a nossa seleção das principais manchetes do momento.

Dança das cadeiras na Petrobras

O Conselho de administração da Petrobras aceitou o encerramento antecipado do mandato de Caio Paes de Andrade, que renunciou ao cargo de presidente da Petrobras na terça-feira (3). João Henrique Rittershaussen, atual diretor-executivo de desenvolvimento da produção da estatal, assume interinamente. Para substituí-lo, o presidente Lula escolheu o senador Jean Paul Prates (PT). O nome ainda precisa ser submetido ao processo de governança interna da Petrobras. (Folha de S. Paulo)🚥

Alckmin no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio

O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), assumiu também o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), prometendo uma política de reindustrialização e práticas de economia verde para garantir crescimento sustentável ao país. Ele disse que vai criar uma Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, que vai trabalhar em parceria com a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente. (Estadão) 🚥

Chama o chaveiro pra entrar no Planalto

A equipe de Lula teve que chamar um chaveiro para conseguir entrar no Palácio do Planalto 😱. A equipe encarregada de preparar a cerimônia solene de subida da rampa e discurso no Parlatório foi checar como estava o local e, para a surpresa de todos, as portas estavam trancadas. (G1)

Marcelo Freixo anuncia filiação ao PT

Seis meses após entrar no PSB e insatisfeito com o partido, Freixo anuncia saída para se filiar ao PT. Ele enxerga a legenda como o único partido capaz de liderar alianças e derrotar o bolsonarismo. Lula escolheu Freixo para presidir a Embratur. (O Globo)

Calendário astronômico de 2023

A partir do calendário astronômico é possível ver quando terão eclipses, chuvas de meteoro e vários eventos no céu. Neste ano, acontecerão 12 chuvas de meteoro, a conjunção de Vênus e Saturno, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares, além de superluas e até uma lua azul. (G1)

Governo vai acabar com o saque-aniversário do FGTS

De volta ao Ministério do Trabalho, Luis Marinho anunciou uma de suas primeiras propostas: acabar com o saque-aniversário do FGTS. Ele pretende repetir os feitos de sua primeira gestão: geração de empregos, aumento real do salário mínimo e uso do FGTS como instrumento de investimento. Para o ministro, o que acabou com a fome no governo Lula foi o aumento real do salário mínimo e do emprego. (O Globo) 🚥

Governador da Bolívia pode alimentar ciclo de vingança política

A prisão de Luis Camacho, no dia 28 de dezembro, provocou críticas por grupos de direitos humanos e chamou atenção para o uso do sistema judiciário fraco para perseguir oponentes. Camacho foi preso sob a acusação de terrorismo relacionado ao que as autoridades chamam de golpe em 2019 contra o então líder de esquerda Evo Morales. O governador nega. (Isto É)

(*): Conteúdos em outros idiomas traduzidos pelo Google Tradutor

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura 

Receba notícias e newsletters do Curto News no WhatsApp e Telegram.