brasilia-scaled-aspect-ratio-930-440
⚡️ Curto Flash

Esquema de segurança para a posse de Lula deve ser reavaliado; veja mais no Curto Flash

Por: Isabella Caminoto e Brenda Barros
26-dez 12:29
3 min
Créditos da imagem: nome do fotografo/Agência Bras

Diante da escalada de ameaças e violência, principalmente após a tentativa de ato terrorista no último final de semana, uma ala do novo governo defende reavaliar o esquema de segurança de Lula na posse.  Saiba mais no Curto Flash, a nossa seleção das principais manchetes do momento.

Organização criminosa e posse mais segura

Interlocutores do ministro da Justiça do governo Lula (PT), Flavio Dino, e do futuro diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues Passos, classificam integrantes de acampamentos como membros de uma organização criminosa. (G1)

No fim de semana, um homem tentou montar um artefato explosivo em um caminhão de combustível, perto do Aeroporto de Brasília, e foi preso com arsenal de armas e bombas.

Diante da escalada de ameaças, a avaliação interna é de que o cenário é crítico e uma ala do novo governo defende reavaliar o esquema de segurança de Lula na posse. Inclusive, sugerindo que ele não desfile em carro aberto.

Covid na China

O presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta segunda-feira (26) que as autoridades adotem medidas para “proteger de modo eficaz” as vidas de seus compatriotas diante do avanço da covid-19, em suas primeiras declarações públicas desde que Pequim flexibilizou as restrições sanitárias.

Três anos após a detecção dos primeiros casos de covid-19 na cidade chinesa de Wuhan (centro), o país asiático enfrenta um aumento explosivo do número de infectados pelo vírus. Muitos hospitais estão superlotados e as farmácias enfrentam uma escassez de medicamentos. (AFP)

Congresso reduz reprovação

Os atuais deputados federais e senadores registraram melhor avaliação popular nesta reta final de legislatura, mostra pesquisa do Datafolha, que aponta também uma maior satisfação de eleitores de Jair Bolsonaro (PL) com o desempenho do Congresso.

Eleitos na onda antipolítica de 2018, os 594 parlamentares têm o trabalho aprovado por 20% da população diz o instituto, contra rejeição de 26%. (Folha de S.Paulo 🚥)

Aumento salarial promulgado

O decreto legislativo que aumenta os salários de parlamentares, ministros e do presidente e do vice-presidente da República foi publicado hoje no Diário Oficial da União. Até 2025, os salários podem chegar a R$ 46.336,19, a depender do cargo, um aumento que varia de 37% a 50%. (UOL)

Onda de frio nos EUA

A forte onda de frio causada por uma mortífera tempestade de inverno que assola boa parte dos Estados Unidos deve continuar nesta semana, com pessoas no oeste do Estado de Nova York enfrentando nevascas que prejudicam viajantes pelo país, cancelaram centenas de voos e deixaram rodovias em situação perigosa.

Pelo menos 34 mortes relacionadas à tempestade foram registradas e há expectativa de mais vítimas, em quadro também com dezenas de milhares de residências e negócios sem fornecimento de energia. (Estadão Conteúdo)

Show da Virada

Os palcos que receberão os shows da virada deste ano no Rio de Janeiro já estão sendo montados. Haverá mais de dez palcos espalhados por todas as regiões da cidade.

Após dois anos de restrições impostas pela pandemia, a Praia de Copacabana volta a receber o réveillon considerado o maior espetáculo da terra. (G1)

Leia também:

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura 

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(*): conteúdos em outros idiomas são traduzidos pelo Google Tradutor