jfcrz_abr_direitos_humanos_0301233465-aspect-ratio-930-440
⚡️ Curto Flash

“Vocês existem e são valiosos para nós” diz novo ministro de Direitos Humanos aos “esquecidos” por Bolsonaro; veja mais no Curto Flash

3-jan 18:08
4 min
Créditos da imagem: José Cruz/Agência Brasil

Silvio Almeida, novo ministro dos Direitos Humanos, enfatizou os “esquecidos” pelo governo anterior, em discurso de posse nesta terça-feira (3). Veja mais no Curto Flash, a nossa seleção das principais manchetes do momento.

O sonho do novo ministro de Direitos Humanos

Trabalhadores, negros, indígenas, mulheres, portadores de deficiência, idosos, LGBTQIA+, pessoas em situação de rua, anistiados e filhos de anistiados, vítimas da fome, da violência, e todos que têm direitos violados foram lembrados pelo novo ministro: “vocês existem e são valiosos para nós”, enfatizou sob aplausos. Silvio Almeida prometeu lutar por um país que ponha a vida e a dignidade em primeiro lugar.

“Assim como disse Luther King… Eu também tenho um sonho. E quero sonhá-lo com todo o povo brasileiro. Eu sonho com um futuro no qual nós já vencemos. Nós somos a vitória dos nossos ancestrais. Nós somos a vitória, também, daqueles que virão depois de nós”. O jurista e filósofo negro de 46 anos é uma das principais referências nas discussões sobre racismo no Brasil. (Congresso em Foco)

Jeremy Renner foi atropelado pelo próprio removedor de neve

Jeremy Renner, ator norte-americano e sucesso nos cinemas com o personagem “Gavião Arqueiro” da Marvel, segue hospitalizado após sofrer duas cirurgias. Ele foi atropelado por seu próprio “removedor de neve”, uma espécie de trator, depois de deixar o veículo para ajudar um carro encalhado, informou uma reportagem da Forbes. As primeiras informações diziam que o estado de saúde do ator é crítico mas estável. Ele permanece internado numa unidade de unidade de terapia intensiva nesta terça-feira (3). (Forbes)

O ator Mark Ruffalo – o Hulk da Marvel – pediu orações por Jeremy Renner pelas redes sociais:

PF apreende armas de Zambelli

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), nesta terça-feira (3), após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República. Três armas foram apreendidas na operação. Zambelli virou alvo de investigações após protagonizar imagens de um caçada, com arma em punho, a um apoiador de Lula pelas ruas dos Jardins, na capital paulista, na véspera do segundo turno das eleições. (CNN)

Varredura no Planalto

Equipes da Polícia Federal fazem uma varredura no Palácio do Planalto, principalmente no terceiro andar do prédio onde fica o gabinete presidencial, para receber Lula e equipe. A TV Globo apurou que, além da parte de segurança, equipes também cuidam de fazer reparos, mudar o layout do andar e trocar a mobília dos gabinetes – usando móveis que já pertencem ao governo e estavam em depósito. Enquanto o local não está pronto, Lula despacha do quarto de hotel ocupado por ele desde a transição de governo. (G1)

100 anos de sigilo

O Comando do Exército ignorou uma promessa do presidente Lula e decidiu manter em segredo o processo que apurou a participação do general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello num ato político em maio de 2021 sem autorização do comandante.

No governo Bolsonaro, a Força impôs 100 anos de sigilo ao caso alegando que os documentos tratam apenas da vida privada do general. Lula já determinou à Controladoria Geral da União (CGU) que revise os sigilos irregularmente determinados pelo antecessor – entre os casos, está o de Pazuello. (Estadão) 🚥

Pai é filmado agredindo filhas na praia

A Polícia Civil da Bahia já identificou o homem flagrado em um vídeo agredindo fisicamente as filhas em uma praia de Salvador, na Bahia. O vídeo viralizou nas redes e mostra o pai dando chineladas nas crianças, além de erguer uma das meninas e jogar no chão. Segundo a polícia, ele será ouvido em depoimento sobre o caso, assim como as crianças. A família é de Feira de Santana, mas, como o caso foi registrado em Salvador, o caso será investigado pela Delegacia de Crimes praticados contra a Criança e Adolescente) e acompanhado pelo Conselho Tutelar. (UOL)

(*): Conteúdos em outros idiomas traduzidos pelo Google Tradutor

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura