sea-tree-water-nature-grass-sky-1084295-pxhere.com_-scaled-aspect-ratio-930-440
🌎 Curto (Sobre)Viver

Financiamento de projetos verdes, sociais e sustentáveis dobrou na América Latina

3-out 17:55
2 min

Títulos verdes, sociais e sustentáveis dobraram em dois anos na América Latina e no Caribe, informou nesta segunda-feira (3) o BID invest, entidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 1,6 bilhão de dólares em 2021 foram alocados para financiamento de projetos do setor privado em áreas como energia renovável e geração de emprego.

De acordo com comunicado do BID, o programa de financiamento de projetos na América Latina e Caribe incluiu:

  • 1 bilhão de dólares em títulos de sustentabilidade
  • 424 milhões em títulos sociais
  • 186 milhões em títulos verdes

Entre esses instrumentos estão o primeiro título de gênero no México e o primeiro título azul (para projetos relacionados à conservação de ecossistemas marinhos) da região.

Os recursos foram direcionados para 54 projetos, com destaque de avanço socioeconômico e capacitação (799 milhões), energia renovável (387 milhões) e geração de empregos (257 milhões).

Esses tipos de iniciativas explodiram nos últimos anos e os investimentos globais com fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) “devem aumentar para 50 bilhões de dólares até 2025, de aproximadamente 35 bilhões de dólares em 2020”, calculam.

Compromissos globais

“Na América Latina e no Caribe, os títulos verdes, sociais e sustentáveis dobraram em dois anos, com um tamanho de mercado de 48,6 bilhões de dólares”, principalmente devido às metas gerais de descarbonização de longo prazo do Acordo de Paris, acrescenta o comunicado.

“Estamos comprometidos a investir em sustentabilidade”, garante James Scriven, gerente general do BID Invest, citado na nota.

Os investimentos tiveram impacto no desenvolvimento: mais de 2,5 bilhões de toneladas de redução de emissões, 570.959 pequenas e médias empresas (PMEs) financiadas, 5,3 milhões de megawatts-hora (MWh) de energia renovável gerada e 413.551 empréstimos desembolsados para PMEs administradas por mulheres.

Com AFP

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura
(*): conteúdos em outros idiomas são traduzidos pelo Google Tradutor