50209433037_7b68cc405e_o-aspect-ratio-930-440
🌎 Curto (Sobre)Viver

Google anuncia iniciativas usando IA para ajudar a preservar a AmazĂŽnia

5-abr 13:00
2 min
Créditos da imagem: Bruno Kelly/Amazonia Real

Tecnologia a favor do planeta! đŸ€– O Google anunciou, na Ășltima terça-feira (4) durante um evento da empresa em BelĂ©m (PA), um conjunto de iniciativas usando inteligĂȘncia artificial para monitorar o desmatamento e alertar sobre incĂȘndios florestais e inundaçÔes, alĂ©m de ajudar a identificar e rastrear a origem da madeira comercializada a partir da AmazĂŽnia. Saiba mais! 🌳

Entre as açÔes anunciadas, o Google atualizou a ferramenta Earth Timelapse – que capta imagens via satĂ©lite desde 1984 – e que agora passou a contar com imagens de 2020 a 2022, mostrando as mudanças no local ocorridas no perĂ­odo. O mecanismo Ă© um recurso do Google Earth, rĂ©plica digital do planeta Terra em 3D.

A IA do Google também serå usada para detectar e alertar, na Busca e no Google Maps, sobre possíveis desastres na região. Para isso, a empresa atua em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Os alertas de incĂȘndios contam com IA que usa imagens de satĂ©lite para detectar estĂĄgios iniciais de queimadas. JĂĄ o alerta de inundaçÔes emite sinais em tempo real no Maps e na Busca e passarĂĄ a mostrar previsĂ”es para 27 cidades no Brasil. 

Rastreabilidade da madeira

O Google tambĂ©m fechou uma parceria com a The Nature Conservancy (TNC) para a criação do projeto ‘Digitais da Floresta’, que irĂĄ desenvolver tecnologias baseadas em IA e bioquĂ­mica com o objetivo de ajudar a identificar e rastrear a origem da madeira comercializada a partir da AmazĂŽnia.

PĂĄgina especial no Google Trends

Outra novidade é a criação de uma pågina especial do Google Trends com dados em tempo real sobre pesquisas realizadas por meio ambiente, AmazÎnia e outros assuntos relacionados a mudanças climåticas e sustentabilidade.

Leia também:

Clique aqui e assine a Curto💌Newsletter!