criancas-ruas
🌎 Curto (Sobre)Viver

Menores em situação de rua são o dobro desde 2007 em São Paulo

1-ago 12:41
2 min

A cidade também passou a ter 5,52% mais famílias em situação de miséria no primeiro trimestre de 2022, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMADS).

Atualmente, na cidade de São Paulo há 3.759 crianças e adolescentes de 12 a 17 anos usando ruas para dormir, trabalhar irregularmente ou são atendidas por Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) e em Centros de Acolhida Especial para Famílias. Os dados fazem parte do Censo de maio deste ano da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, divulgado no último sábado (30). O último estudo sobre este grupo em São Paulo havia sido realizado pela última pela vez há 15 anos, em 2007.

Considera-se em situação de rua não só a criança que dorme, mas também a que passa “uma ou duas horas vendendo balas na rua e volta para alguma moradia”, explicou Carloz Bezzerra, secretário municipal de Assistência Social. (Folha de S.Paulo)🚥

Características do grupo

Segundo o levantamento, em relação à raça, 43% das crianças e adolescentes nas ruas se autodeclaram pardos, 28,6% pretos, 0,9% indígena. A maior parte do grupo é do sexo masculino (59,2%) e 2% não souberam ou quiseram informar.

O levantamento também concluiu que, das quase 4 mil crianças e adolescentes que estão em situação de rua em São Paulo:

  • 73,1% (2.749) utiliza a rua como forma de sobrevivência – trabalham de forma irregular ou pedem esmolas
  • 14,8% (465) são acompanhadas por um adulto nas ruas
  • 16.2% são atendidos por serviços institucionais de acolhimento
  • 10,7% (410) pernoitam nas ruas
  • 7,5% (235) estão em atividades ilícitas
  • 62% das crianças e adolescentes que não estão acolhidas têm atividades de trabalho irregular

Uma mesma criança pode viver sob mais de uma condição de vulnerabilidade. Em 2007, quando houve a última edição desta pesquisa, 1.842 crianças e adolescentes viviam nas ruas, número que representa 49% do total de hoje.

Curto Curadoria

(Foto do topo: Pixabay)

(🚥): pode exigir registro e-ou assinatura