Aldeia-Velha_099-aspect-ratio-930-440
🌎 Curto (Sobre)Viver

Povos indígenas: diferentes entre si, são mais de 400 mil na região amazônica, segundo instituto

5-set 18:17
4 min

Estamos no século 21, mas a diversidade de povos indígenas que vivem no Brasil ainda é “ignorada pela maioria dos brasileiros”, aponta o Instituto Socioambiental (ISA). Em 2010, o Censo Demográfico investigou pela primeira vez o número de etnias (comunidades definidas por afinidades linguísticas, culturais e sociais). Parte significativa delas encontrava-se na Amazônia. O Curto News fez um mapeamento dos dados disponíveis sobre essa população, e te ajuda a compreender melhor o assunto.

Indígenas, ameríndios, povos nativos ou originários. Com essas e outras denominações genéricas costumamos nos referir aqueles chamado de Pindorama. Porém, dentre as nações, povos e comunidades indígenas podem existir diversas diferenças étnicas, socioculturais, linguísticas e históricas.

A palavra ‘indígena’ significa que nasceu ou é descendente dos primeiros habitantes de uma localidade. O termo vem de ‘índio’, adotado durante a colonização, quando os portugueses acreditavam ter embarcado na Índia. As populações indígenas também dividem um processo de sobrevivência a ameaças de extinção e violências históricas que perduram há 521 anos.

Direito à diferença: a Constituição de 1988 reconheceu aos primeiros ocupantes do território nacional sua “organização social, costumes, línguas e tradições“. (PIB/ISA)

Quadro Geral dos Povos Indígenas no Brasil – Instituto Socioambiental (ISA)

Em entrevista à Agência Brasil, a cantora Gaby Amarantos defendeu que os brasileiros busquem mais informações sobre as etnias dos povos amazônicos. “Conhecer é ter entendimento”, diz a artista, que é parte de movimentos em defesa da região.

O bioma amazônico reúne a maioria da população indígena do Brasil. Segundo o ISA, mais de 55% deles vivem nos estados da Amazônia Legal. Mais de 180 povos, diversos grupos isolados e cerca de 440 mil indígenas habitam as florestas amazônicas, cuja proteção e preservação são essenciais para a sobrevivência das populações indígenas e para o combate à crise do meio ambiente. (ISPN)

A relação também acontece no sentido contrário. Um recente estudo da organização das Nações Unidas (ONU) apontou que em terras indígenas reconhecidas formalmente as taxas de desmatamento apresentam queda, devido à atuação dos povos como “guardiões das florestas”.

Sobrevivência

Antes da chegada dos europeu, estima-se que viviam na Amazônia cerca de 8 milhões de indígenas. As etnias tupis, que representavam cerca de 1 a 5 milhões do todo, tiveram quase 99% de sua população reduzida. Entre os grupos jês (que inclui dezenas de sociedades, como os xavantes), a perda foi de 83% de membros. (Folha de S.Paulo)

A Amazônia

  • ocupa quase metade do território nacional
  • tem a maior biodiversidade do mundo
  • concentra 1/5 do volume de água em sua rede de rios e cursos d’água
  • Entre julho de 2021 e agosto 2022, teve maior índice de desmatamento dos últimos 15 anos

Segundo o Censo 2010 a etnia Tikuna ultrapassava a população Guarani-kaiwoá, sendo a maior do país. Quatro das 15 maiores etnias viviam no território do Amazonas, onde havia a terra com maior concentração de população, os indígenas Yanomami. O recenseamento indígena deste ano, iniciado no dia 1º de agosto pelo IBGE, conta com duas novidades: lideranças indígenas terão um questionário e abordagem específica, e a cartografia da pesquisa será feita em colaboração da população. Compare alguns dados prévios do Censo 2022 com os do último levantamento.

A Região Norte concentra a maior parte (37,4%) dos indígenas do Brasil, sendo 55% no Amazonas. Fonte: gov.br

Prévia do Censo 2022

  • 450.140 de indígenas vivem no Brasil
  • 0,77% da população é indígena autodeclarado
  • 632 terras indígenas
  • 5.494 agrupamentos indígenas
  • 997 outras localidades indígenas

    Atualização de 31/08/22
    Dados coletados em 827 municípios brasileiros

Censo 2010

  • 896,9 mil indígenas viviam no Brasil
  • 0,4% da população é indígena autodeclarado
  • 505 terras indígenas
  • 182 terras indígenas estavam em processo de demarcação
  • 305 etnias
  • 274 línguas indígenas faladas
  • Em 80,6% dos municípios brasileiros residia ao menos um indígena autodeclarado
  • Cerca de 100 grupos vivem isolados voluntáriamente

Curto Curadoria

Foto do topo: Aldeia Velha, tribo de índios Pataxós em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, Bahia. Créditos: Licia Rubinstein/IBGE