marcelo-de-souza-qsmxkaQLles-unsplash-aspect-ratio-930-440
🌎 Curto (Sobre)Viver

Rótulos de impacto climático podem ajudar a diminuir o consumo de carne vermelha

4-jan 16:50
2 min
Créditos da imagem: Reprodução/Unsplash

Um estudo apontou que rótulos de impacto climático em alimentos como carne vermelha são uma maneira eficaz de fazer com que as pessoas parem de escolher opções que afetam negativamente o planeta. A pesquisa relevou que dizer às pessoas que um tipo de alimento tinha impactos ambientais negativos era mais eficaz do que informá-los de que um alimento era uma escolha mais sustentável.

O estudo foi feito por pesquisadores das universidades Johns Hopkins e Harvard, com uma amostra nacionalmente representativa nos Estados Unidos, e publicado na revista JAMA Network Open. (🇬🇧)

Para chegarem ao resultado, os pesquisadores ofereceram aos participantes da pesquisa um menu de fast food em que podiam selecionar um item que gostariam de pedir para o jantar.

Os participantes podiam visualizar menus com um dos três rótulos: o de código de resposta rápida em todos os itens (grupo de controle); o rótulo verde de baixo impacto climático aplicado a frangos, peixes ou itens vegetarianos (enquadramento positivo); ou rótulo vermelho de alto impacto climático em itens de carne vermelha (enquadramento negativo).

Na comparação com os participantes do grupo de controle, 23,5% mais participantes selecionaram um item do menu sustentável quando eles exibiam rótulos de alto impacto climático e 9,9% dos participantes selecionaram um item de menu sustentável quando os menus exibiam rótulos de baixo impacto climático.

Os participantes que selecionaram um item sustentável classificaram seu pedido como mais saudável do que aqueles que selecionaram um item que não é sustentável.

Os autores da pesquisa disseram: “Descobrimos que rotular itens de carne vermelha com rótulos vermelhos de alto impacto climático emoldurados negativamente foi mais eficaz em aumentar as seleções sustentáveis ​​do que rotular itens de carne não vermelha com rótulos verdes de baixo impacto climático emoldurados positivamente”. (The Guardian*)

Leia também:


(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura 

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(*): conteúdos em outros idiomas são traduzidos pelo Google Tradutor

Receba notícias e newsletters do Curto News no WhatsApp e Telegram.