daniel-moqvist-WZw6zs0kKzo-unsplash-aspect-ratio-930-440
🌎 Curto (Sobre)Viver

Tecnologia disponibilizará créditos de carbono ‘tokenizados’ advindos da Amazônia

15-dez 12:40
1 min
Créditos da imagem: Reprodução/Unsplash

Produtores de crédito de carbono advindos da Amazônia brasileira poderão comercializar seus direitos de emissão em um ambiente virtual – marketplace – de ativos digitais próprio. A tecnologia, que envolve a tokenização desses créditos, foi desenvolvida pela startup norte-americana Betablocks, especializada em infraestrutura blockchain.

A reportagem do jornal Valor Econômico explica que a plataforma vai conectar gestores de florestas e produtores de crédito de carbono diretamente a empresas e indivíduos que desejam utilizá-los para compensar suas emissões.

O marketplace poderá abrigar projetos em áreas degradadas, iniciativas de preservação ambiental e de recuperação de mata nativa, além de fundos institucionais, consultorias e organizações que visam viabilizar estratégias de neutralização de carbono.

A Betablocks – que foi selecionada pelo programa Elos da Amazônia, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) – se instalou em Manaus para ficar mais próxima dos produtores de crédito de carbono e de iniciativas para desenvolver esse mercado.

Leia também: