2022_09_02_The_Little_Mermaid_4K_Still_grd005_grd010.088388-aspect-ratio-930-440
👍🏿 Curto Diversidade 🏳️‍🌈

Vídeo com reação de crianças à Ariel negra de ‘A Pequena Sereia’ abafa racismo na internet

14-set 16:40
2 min

Desde que a Disney anunciou o live-action da animação “A Pequena Sereia”, a internet vibrou, como sempre faz quando aparece um projeto baseado em algo tão amado por tantos. E, como sempre faz, infelizmente, a internet também virou palco de polêmica quando Halle Bailey – atriz e cantora negra – foi anunciada para ser Ariel. Uma chuva de ‘deslikes’ surgiu. Mas as imagens de meninas negras assistindo ao teaser – e vibrando com a protagonista negra – abafaram as manifestações racistas.

A apresentação do longa-metragem, que estreia em maio de 2023, durante a D23 Expo, na Califórnia, deveria deixar os fãs mais calmos. A produção parece ter mantido uma certa magia do original, com Ariel cantando no fundo do mar – sem que seu cabelo entre no rosto -, o rabo de sereia flutua ao sabor da água e ela tem escamas subindo pelo peito em vez de um sutiã em forma de concha. A voz de Halle Bailey também impressiona.

Mas, quando a Disney soltou o primeiro teaser do filme, a internet fez o que sempre faz. O abuso direcionado à atriz e à sua escolha para viver a personagem foi feio. Para muitos, é um absurdo uma sereia ser negra.

Em compensação, mães começaram a postar no TikTok a reação de seus filhos negros assistindo ao trailer.

Elas demonstram alegria e surpresa ao ver uma pessoa com a mesma cor de pele no papel de Ariel. A própria Halle Bailey publicou no Twitter um compilado com legenda em português, originada no @portalcxh e republicada pelo @tracklist, dizendo: “As pessoas têm me mandado essas reações durante o fim de semana inteiro, e eu estou verdadeiramente maravilhada. Isso significa tudo para mim”.

A atriz também recebeu apoio de Jodi Benson, que deu voz à Ariel da animação de 1989, e Rachel Zegler, atriz de Amor, Sublime Amor que vai ser a Branca de Neve na versão live action da Disney.

Tradução do tuíte: Para aqueles que tentam espalhar desinformação sobre a lendária Jodi Benson, a dubladora original de Ariel, sendo amarga por Halle ser escalada, isso não é verdade! Miss Jodi tem sido a maior apoiadora de Halle desde que foi anunciado que ela interpretaria Ariel. Parem com essas mentiras.

A Pequena Sereia conta com as clássicas músicas da animação, compostas por Alan Menken e Howard Ashman, como Under the Sea, vencedora do Oscar de canção original. Menken novamente é o compositor da trilha instrumental e está escrevendo novas faixas em parceria com Lin-Manuel Miranda, o autor das canções do sucesso Encanto.

Com Estadão Conteúdo