bitcoin e criptomoeda
Curto Inovação

Criptomoedas e Bitcoin: o que são e como funcionam

11-ago 15:45
3 min
Créditos da imagem: André François McKenzie/Unsplah

O que são criptomoedas? O que é bitcoin? Explicamos de um jeito simples as principais características do universo das operações financeiras digitais.

👾Criptomoedas para iniciantes

  • são moedas que só existem na internet em formato de código
  • não tem intermediários, como bancos ou governos
  • as transações são protegidas contra fraudes, roubos e invasões de privacidade
  • são adquiridas e armazenadas em carteiras digitais (programas instalados em celulares e computadores)

O que é uma criptomoeda?

A criptomoeda ou cibermoeda é um tipo de dinheiro digital que dispensa a mediação de um banco ou autoridade central para ser trocada. Isto significa que, diferente das moedas convencionais como o real e o dólar, a emissão e o controle da criptomoeda não são feitos por governos, maas de forma colaborativa por seus próprios usuários.

Para garantir uma circulação segura e transparente, o sistema das criptomoedas usa uma tecnologia revolucionária: o blockchain. Com ela, todos os documentos e valores trocados no sistema são protegidos por criptografia, ou seja, códigos cifrados que impedem a exposição de um dado.

O que é Blockchain?

Blockchain é um bloco de dados que registra as transações digitais no “Bloco mãe”, é como se fosse um extrato, ou histórico do que foi feito, ligando uma coisa à outra. Foi a blockchain que possibilitou que as trocas de moedas digitais pudessem, de fato, existir.

Bitcoin X Criptomoedas

O Bitcoin é – conforme descreve o site oficial – “uma rede de pagamento inovadora e um novo tipo de dinheiro”. Com menos de 15 anos, foi a primeira primeira criptomoeda descentralizada da história, mas é a mais popular delas até o momento. O dinheiro virtual tem importância em questões globais, como a Guerra na Ucrânia. (Seu Dinheiro)

Como funciona?

  • emitidos por mineração, atividade em que supercomputadores de usuários validam e geram novas unidades das moedas (Infomoney)
  • 21 milhões é o número máximo de bitcoins que podem ser emitidos
  • os valores variam diariamente e de acordo com a oferta e demanda (como outras moedas)
  • a variação diária é de, no máximo, 20%, já que há limite de oferta e alta demanda por bitcoins

O sistema do Bitcoin também se destaca por nunca ter sido censurado ou destruído por ataques hackers de opositores. É impossível que suas transações sejam revertidas, interceptadas ou feitas sem a autorização de um proprietário. (Folha de S.Paulo)

O Bitcoin nasceu no 31 de outubro de 2008, quando seu criador ou equipe de criadores anônimos compartilhou com uma rede de interessados a publicação ‘Bitcoin: um sistema de dinheiro eletrônico ponto a ponto‘*. Sob a assinatura do pseudônimo Satoshi Nakamoto, o texto era um verdadeiro guia do uso, funcionamento e benefícios do Bitcoin. (O Povo) A identidade de quem criou o código original dessa moeda nunca foi confirmada.

Curto Curadoria