32NG8PQ-highres-scaled-aspect-ratio-930-440
🗺 Curto Mundo

Biden e Xi Jinping prometem evitar conflitos

14-nov 12:21
1 min
Créditos da imagem: AFP

Os presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, defenderam nesta segunda-feira (14) em Bali uma política para evitar que a rivalidade vire um conflito. Depois de anos de tensão entre os dois países, os chefes de estado se cumprimentaram sorridentes.

O evento aconteceu durante um encontro na ilha da Indonésia, sede do encontro do G20 a partir de terça-feira. As reuniões dos líderes das grandes potências mundiais devem ser marcadas pelas tensões associadas à guerra na Ucrânia 

“Temos que encontrar o caminho correto para as relações”, afirmou Xi Jinping. Segundo ele, o mundo está em uma “encruzilhada” e seu desejo é de que a China e os Estados Unidos “administrem de forma adequada” a situação. 

Biden seguiu a mesma linha do líder chinês, se comprometendo a “manter as linhas de comunicação abertas” e a “administrar as diferenças para evitar que a concorrência vire um conflito”.

US President Joe Biden (L) and China’s President Xi Jinping (R) meet on the sidelines of the G20 Summit in Nusa Dua on the Indonesian resort island of Bali on November 14, 2022. (Photo by SAUL LOEB / AFP)

Apesar das mensagens de conciliação, elas contrastam com a situação atual dos dois países. Nos últimos anos, houve diversos conflitos entre eles: guerra comercial, origem da pandemia de covid, direitos humanos na China, o status de Taiwan.

Fonte: AFP