Copa do Mundo no Catar: 5 pontos turísticos para visitar em Doha
🗺 Curto Mundo

Copa do Mundo no Catar: 5 pontos turísticos para visitar em Doha

19-nov 15:15
3 min
Créditos da imagem: Pixabay

Chegou o momento que todos estavam aguardando: a Copa do Mundo! De quatro em quatro anos, revivemos a alegria de torcer para o nosso país e assistir aos jogos da Seleção Brasileira reunindo familiares e amigos. Mas, muito além do esporte, a competição também movimenta o mercado do turismo do país-sede. Afinal, se já está no país para torcer, por que não conhecer o que há de mais interessante por lá? Pensando nisso, o Curto preparou uma seleção com 5 pontos turísticos que vale visitar em Doha, capital do Catar.

Al Corniche

É um calçadão à beira-mar que se estende por sete quilômetros ao longo da Baía de Doha. Além de ser uma atração turística, também é uma forma de lazer para os locais da capital. Al Corniche está cercado de arranha-céus e de outros pontos turísticos interessantes, como o Museu de Arte Islâmica. 

Por conta das temperaturas elevadas e baixa umidade, recomenda-se que o passeio pelo Al Corniche seja realizado no final da tarde e início da noite – também para assistir ao belíssimo pôr-do-sol dourado que reflete nos prédios altíssimos do entorno. 

Al Corniche, em Doha (Catar)

Mesquita Imam Muhammad Ibn Abd al-Wahhab

Visitar o Catar também significa mergulhar em uma cultura diferente da brasileira. O país tem o islamismo como religião oficial, então conhecer templos islâmicos faz parte do turismo. O mais famoso é a Mesquisa Imam Muhammad Ibn Abd al-Wahhab, também conhecida como a Mesquita do Estado do Catar. 

Ela foi construída em estilo tradicional árabe, mas com características modernas – afinal, foi inaugurada em 2011. O templo consegue acomodar até 30 mil pessoas.

Museu de Arte Islâmica

Localizado em uma das pontas de Al Corniche, o Museu de Arte Islâmica foi construído sobre uma ilha artificial e inaugurado em 2008. São 45 mil metros quadrados, cinco andares e uma curadoria de obras que apresentam mais de 14 séculos de arte islâmica aos seus visitantes. 

O museu passou por uma série de renovações para atender os turistas que visitarão o Catar durante a Copa do Mundo. As reformas proporcionaram melhor acessibilidade e um ambiente educacional melhorado, incluindo apresentações digitais.

Além do museu, o complexo também inclui um parque, oficinas, biblioteca e um restaurante comandado pelo chef Alain Ducasse. 

Museu de Arte Islâmica em Doha (Catar)

Souq Waqif

Os souqs são mercados tradicionalíssimos dos países árabes. Em Doha, capital do Catar, o mais famoso é o Souq Waqif, que vende roupas tradicionais, especiarias, artesanatos e lembranças. O local também abriga restaurantes e salões de narguilé – espécie de cachimbo utilizado para fumar tabaco e bem comum na cultura oriental. 

O edifício foi fundado há mais de um século e fica nas proximidades de um rio, o que facilitava a troca de mercadorias. 

The Pearl

The Pearl é realmente uma joia! A ilha artificial é completa: possui torres residenciais, uma marina para receber embarcações luxuosas, lojas, hotéis, restaurantes estrelados e praças. Muitas vezes, é descrita até mesmo como a “Riviera Árabe”. 

É considerada um dos maiores empreendimentos imobiliários da região – além de ser extraordinária para os amantes de engenharia e arquitetura. O nome é baseado na história do local, já que o Catar foi um dos maiores exportadores de pérolas do mundo.

The Pearl em Doha (Catar)