President Joe Biden delivers remarks to Department of Defense personnel, with Vice President Kamala Harris and Secretary of Defense Lloyd J. Austin III, the Pentagon, Washington, D.C., Feb. 10, 2021. (DoD photo by Lisa Ferdinando)
🗺 Curto Mundo

COVID: Biden testa positivo em meio à nova onda de variantes nos EUA

21-jul 12:25
2 min
Créditos da imagem: Lisa Ferdinando

A Casa Branca americana divulgou nesta quinta-feira (21) que o Presidente Joe Biden, 79, testou positivo para COVID-19 pela manhã. A notícia chega em um momento de preocupação sobre o a multiplicação de variantes da Omicrôn e novos casos no país.

O presidente americano Biden, de 79 anos, testou positivo para Covid-19, segundo comunicou a secretária de imprensa da Casa Branca. “Ele está totalmente vacinado e duas vezes reforçado e com sintomas muito leves”, informou. O atual nível de gravidade da pandemia coloca o país em clima de tensão: além de múltiplas subvariantes da Ômicron se espalhando (BBC), há um grande número de novos infectados pelo vírus.

Os Estados Unidos já ultrapassaram 1 milhão de mortes por COVID-19 e quase 90 milhões de casos até o momento. A média móvel de novos casos no país é de 126.018 mil, conforme registrado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano.

Biden já está recebendo tratamento com o medicamento Paxlovid (Agência Brasil), cujo uso é autorizado nos Estados Unidos em casos emergenciais, que incluem infecções leves a moderadas em menores de 12 anos ou pacientes de risco.

O presidente recebeu suas primeiras doses da vacina Pfizer/BioNTech em 2020 e dois reforços do imunizante em março e setembro de 2021. Tanto a vacinação completa e as doses de reforço têm como efeito comprovado a diminuição do risco de agravamento da infecção ou hospitalização de Biden, que é o mais velho cidadão a ocupar a presidência dos Estados Unidos.

Risco de novos casos

Seu último teste havia sido na terça-feira, 19, cujo resultado foi negativo. Nas últimas semanas, pessoas próximas do presidente como a vice-presidente Kamala Harris e sua vice-chefe de gabinete também se infectaram com a doença. Os novos casos também foram relatados por diversos membros do Congresso.

A Casa Branca disse que irá divulgar para os envolvidos as orientações protocoladas pelo Centro de Controle de Doenças do país, já que o presidente tinha contato direto com membros da imprensa, do Congresso e outras pessoas durante eventos e viagens.

(Foto do topo: “President Joe Biden , the Pentagon, Washington, D.C.” Feb. 10, 2021. Flickr/Lisa Ferdinando)

Curto Curadoria

Quanto tempo dura imunidade após infecção pela covid-19 – BBC Brasil