50378464518_75011d9622_c-aspect-ratio-930-440
🗺 Curto Mundo

Sunak: quais são as promessas do 3º premiê britânico deste ano?

25-out 21:02
3 min
Créditos da imagem: Pippa Fowles / No10 Downing Stre

Nesta terça-feira (24), o conservador britânico Rishi Sunak foi nomeado novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele é o terceiro a ocupar o cargo em 2022, depois de renunciarem Boris Johnson e Liz Truss. O novo premier chega com a promessa de corrigir os erros que agravaram a crise econômica, o que irá exigir “decisões difíceis”.

Aos 43 anos, o ex-executivo do setor bancário e multimilionário Rishi Sunak toma posse como o mais jovem premiê da história do reino britânico. Apesar da experiência como ministro das Finanças, o novo primeiro-ministro é nomeado em um momento complicado.

Desafios pela frente

Ele enfrenta uma crise econômica e social agravada pelos planos ultraliberais de Truss em meio à inflação elevada, à divisão do Partido Conservador que não para de aumentar desde o referendo do Brexit em 2016 e à necessidade de convencer o país de sua legitimidade como chefe de Governo.

“Alguns erros foram cometidos”, declarou em seu primeiro discurso, pronunciado diante da célebre porta do número 10 de Downing Street.

“Fui escolhido como líder do meu partido e primeiro-ministro de vocês, em parte para solucioná-los, e este trabalho começa imediatamente”, completou. Sunak prometeu colocar “a estabilidade e a confiança econômicas no centro do programa de governo”, mas advertiu que para isto “será necessário tomar decisões difíceis”.

Sua chegada ao poder pareceu tranquilizar os mercados, em turbulência há semanas: a libra subiu 1,79% em relação ao dólar.

Biden sobre novo premier: “excepcional”

Entre as felicitações de líderes internacionais, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou a nomeação de Sunak de “pioneira” e “excepcional”, e afirmou que o Reino Unido continuava sendo “o aliado mais próximo” de Washington, informou Downing Street, após um telefonema entre Sunak e o líder americano.

Como Sunak chegou ao cargo

Sunak foi designado nesta segunda (24) como novo líder do governante Partido Conservador. Nesta terça-feira, durante audiência no Palácio de Buckingham, o rei Charles III o convidou a formar o governo na qualidade de líder da maioria parlamentar. Ele se tornou, assim, o primeiro chefe de governo britânico procedente de uma minoria étnica e o mais jovem em mais de 200 anos.

Charles III recebeu, alguns minutos antes, o pedido de renúncia oficial de Liz Truss, de 47 anos, que renunciou ao cargo de primeira-ministra no último dia 20. “Desejo a Rishi Sunak todo o sucesso pelo bem de nosso país”, declarou em um breve discurso de despedida.

Guerra na Ucrânia, Economia e oposição

Na política internacional, Sunak prometeu seguir apoiando a Ucrânia contra a invasão russa, uma “guerra terrível que deve ser realizada com êxito até sua conclusão”. Londres se comprometeu a ajudar Kiev com até 2,3 bilhões de libras (2,6 bilhões de dólares), um auxílio que fica atrás apenas dos Estados Unidos.


Com AFP

Foto do topo: Number 10/Flickr

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura
(*): conteúdos em outros idiomas são traduzidos pelo Google Tradutor