primeiro_dia_de_flexibilizacao_do_uso_de_mascaras_ao_ar_livre_no_estado_do_rio_de_janeiro.2810212691-aspect-ratio-930-440
😷 Curto Saúde

Cresce o número de pessoas que não utilizam máscaras contra Covid-19

29-ago 18:42
1 min
Créditos da imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil; /Agência Brasil

Com a redução dos casos de Covid-19, os brasileiros abandonam cada vez mais o uso de máscaras de proteção contra o vírus – na maioria dos espaços públicos não é mais obrigatório. Apenas 16% das pessoas mantêm o uso do item em locais fechados e abertos, segundo dados de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Brasil.

Para se ter uma ideia, no ano passado, o percentual de pessoas que utilizavam máscaras em locais abertos e fechados era de 55%.

De abril a julho deste ano, se manteve estável o percentual de brasileiros que disseram usar máscaras apenas em locais fechados – 53% para 52% – e o dos que usam a proteção tanto em locais fechados quanto abertos caiu de 29% para 16%.

A pesquisa também apontou os ambientes nos quais a maioria das pessoas ainda utiliza a máscara de proteção: no transporte público (55%) e no supermercado (49%).

Vídeo por: Jornalismo TV Cultura

Vale lembrar que a máscara serve para a proteção contra outras doenças.

Recentemente, a prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação (SME) – por meio do comitê técnico operacional de enfrentamento contra a varíola dos macacos – divulgou que o uso adequado do item ajuda no controle da doença.

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura 

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(*): conteúdos em outros idiomas são traduzidos pelo Google Tradutor