Homem simbolizando um pai e criança um filho com um pôr do sol atrás
😎 A Vida é Curta

Dia dos pais: você sabe como surgiu a data no Brasil?

13-ago 23:13
1 min
Créditos da imagem: Unsplash

O dia dos pais é comemorado no segundo domingo de agosto, mas você sabia que não são todos os países que comemoram nesta data? Os Estados Unidos, por exemplo, comemora no dia 18 de junho.

O dia dos pais é comemorado no segundo domingo de agosto, e este ano a data caiu no dia 14. Não são todos os países que comemoram a data no segundo domingo de agosto. Os Estados Unidos, por exemplo, a data é lembrada em 18 de junho.

No Brasil, a ideia surgiu no dia 16 de agosto de 1953, através do antigo diretor do jornal O Globo, Sylvio Bhering. O objetivo de Bhering era juntar a comemoração com o dia de São Joaquim, celebrado pela Igreja Católica no calendário litúrgico. Depois de algum tempo, a data foi fixada no segundo domingo de agosto.

Em outros países

A ideia dos Estados Unidos (EUA) surgiu no anos de 1910, por uma sugestão de Sonora Louis Dodd, que quis homenagear o dia do aniversário de seu pai – veterano da Guerra Civil norte-americana. Hoje em dia, a data é comemorada no terceiro domingo de junho, nos EUA.

Há também países que celebram o dia dos pais em 19 de março, Dia de São José, como Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras.