Por que o Curto News?

Peço permissão para aqui não ser curto.

O Curto News é a realização de um antigo projeto: um produto jornalístico ancorado nas constantes e incríveis mudanças provocadas pela revolução digital e na constatação de que a maioria dos brasileiros valoriza a informação de qualidade, mas, por diversos motivos, encontra dificuldades em acessá-la quando e onde quiser.

O Brasil é um País que conta com excelentes casas de jornalismo, tanto as tradicionais, originadas da plataforma impressa, como as mais jovens, 100% digitais. Mas, o consumo de informação de fonte confiável sempre ficou, historicamente, muito restrito às elites política, econômica e cultural.

Há dezenas de milhões de brasileiros, principalmente os mais jovens, que valorizam e desejam acompanhar intensamente o que se passa em sua tribo, cidade, nação, mundo. Mas não estão dispostos ou não podem pagar por isso. Infelizmente, ficam assim mais vulneráveis ao efeito corrosivo das notícias falsas, as fake news. O Curto News não tem barreiras, não exige inscrição e tampouco assinatura. 

E por que Curto? Na forma, ele pretende oferecer a seus visitantes uma experiência diferente. Eles têm a opção de se informar rapidamente sobre diferentes temas. Mas aqueles – que esperamos sejam a maioria – que não se contentam com a versão curta da notícia, podem expandir seu interesse através de nosso conteúdo próprio e da imensa e rica biblioteca virtual oferecida pela Internet, através de nossa curadoria. Vamos acompanhar atentamente a nossa audiência ao longo dessa viagem, com aprendizados mútuos.

Sustentabilidade

O Curto também nasce do fato de que nós somos fissurados em notícia e conteúdo de qualidade. E temos total consciência da nossa enorme responsabilidade. O jornalismo, em suas diferentes formas ao longo da história, sempre foi uma das bases fundamentais do desenvolvimento humano, na conquista e consolidação de nossa liberdade e direitos fundamentais, da criação e defesa da democracia, avanços que estão exigindo particular atenção nos tempos atuais. Além de tudo isso, o jornalismo global já deveria ter assumido de vez, sem timidez ou hesitação, seu papel de informar com obsessão a emergência climática, o risco que rapidamente cresce sobre o planeta e ameaça a sobrevivência das novas e futuras gerações.

A busca pela sustentabilidade não está apenas ancorada no meio ambiente. Ela requer uma sociedade mais justa e inclusiva, com muito mais acesso à educação e saúde de qualidade, diversidade, solidariedade, tolerância e compaixão. Esses são temas fundamentais e prioritários em nossa produção editorial, organizados sob a editoria (Sobre)Viver.

Mas é claro que não ignoramos os demais assuntos, como por exemplo política, economia, esportes etc. Sem esquecer que a vida, apesar de todos os desafios, é erigida com elementos positivos, como a alegria, amor e sonhos. O Curto também é isso. 

Princípios

Não publicamos conteúdo de opinião no Curto, seja nosso ou de terceiros. Nada contra opinar, muito pelo contrário. Mas em nossa visão, o papel essencial do jornalismo é informar e analisar, oferecendo assim as ferramentas para que o internauta possa tomar as decisões que quiser. Neste momento, consideramos ser este o caminho correto para o Curto News.  Mas sempre que os nossos princípios – que, não custa detalhar, estão enraizados nos princípios democráticos, nas liberdades individuais (mas não nas pregações liberticidas), no secularismo, no desenvolvimento humano e da ciência – forem ameaçados, estaremos a postos cumprindo a nossa missão.

Nascemos pequenos e precisamos de receitas para financiar o nosso jornalismo independente e o nosso crescimento. Nosso modelo de negócio é baseado em publicidade, patrocínios, branded content e projetos especiais. A transparência é uma regra básica da casa, em todas as suas atividades.

As centenas de colegas que conheci ao longo da minha carreira certamente se cansaram de me ouvir falar que encaro o jornalismo como uma janela na qual a sociedade pode ver o que se passa no mundo para tomar as suas decisões. Uma janela despojada e transparente. O Curto News tem a missão de ser uma dessas janelas para o mundo. 

João Caminoto

Quem faz o Curto News?

Fundador e Diretor Geral

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, ocupei diversos cargos - desde repórter, passando por correspondente internacional até diretor de redação - em diversas casas, como o Estadão, Broadcast, Época, BBC, Veja e Folha. Me sinto privilegiado em ter abraçado essa profissão. Apaixonado pela minha família e pelo Corinthians.

João Caminoto

Colaboradores

Atuo em Comunicação há mais de 30 anos, obstinado por informação precisa e de qualidade, seja no Jornalismo ou em Relações Públicas. Tive a oportunidade de trabalhar e viver em diversas partes do mundo desenvolvendo projetos super interessantes. Acredito na informação como ferramentas para um mundo mais sustentável.

Alexandre Pinheiro

Diretor de RI e Parcerias

Graduado em Direito e Jornalismo, sou vice-presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Atuei, por mais de 30 anos, na área comercial de dois dos principais veículos brasileiros, a Folha de S. Paulo e o UOL.

Antonio C. de Moura

Diretor Comercial

Jornalista com experiência em produção multimídia, acredito que as redes sociais são essenciais para alcançar novos públicos e disseminar informações em linguagem acessível e descontraída. Divido minha paixão por comunicação com livros, viagens e gastronomia.

Bárbara R. Pereira

Coordenadora de Mídias Sociais
perfil.brenda

Estudo jornalismo na ESPM Rio, onde tive a oportunidade de ser repórter e posteriormente coordenar o Portal de Jornalismo da faculdade durante 2 anos. Neste período aprendi muita coisa e pude transitar por diversos temas e áreas. Gosto de artes e moda, mas o que realmente me encanta são pautas sociais e políticas. Sou muito sociável, gosto de conversar com pessoas diferentes e conhecer pontos de vista diversos.

Brenda Barros

Estagiária

Jornalista especializada em dados e em como contar histórias por meio deles, sou interessada em cultura, política, tecnologia, experimentação e apaixonada por música. Trabalhei em veículos e organizações de diferentes setores da Comunicação, principalmente com foco em conteúdos multimídia.

Érika Yukari

Repórter
Perfil Gabriela Gonçalves

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Mesmo jovem, já passei por algumas redações até chegar nesta nova oportunidade. Gosto das infinitas possibilidades que o jornalismo oferece. Conto histórias, gosto de dar voz a quem precisa falar e falar o que precisam saber. Participante ativa da eterna mudança. Amo passar tempo com pessoas especiais e fazer coisas pela primeira vez.

Gabriela Gonçalves

Estagiária

Advogada e mestranda em Direito Internacional, tenho a democracia e a liberdade como bandeiras irrenunciáveis. Sou apaixonada pelos animais e acredito que o bem-estar do nosso planeta deveria ser o destaque diário da pauta da nossa sociedade.

Isabella Caminoto

Assessora de Sustentabilidade

Advogada com especialização em compliance e auditoria, estou sempre conectada às redes sociais e em busca de novos desafios. Sou mãe de pet e amo viajar.

Juliana Caminoto

Gerente Administrativa

Tenho mais de 20 anos de jornalismo, com experiência em rádio, tv, impresso, digital e podcast. Trabalhei para veículos como CBN, Estadão Broadcast e GQ Brasil. Adoro ouvir e contar histórias, e acredito que o jornalismo muda a vida das pessoas. Criar meus dois filhos e viajar pelo mundo são minhas grandes paixões.

Marcela Guimarães

Editora

Engenheiro, possuo MBA em Administração de Empresas pela IESE Business School. Tenho vasta experiência na coordenação e na implantação de projetos – desde o lançamento de startups até gestão em multinacionais – presto consultoria de tecnologia e de negócios em diversos projetos do setor de mídia.

Miguel Sá

Diretor Financeiro

Jornalista especializada em branded content e projetos especiais para marcas. Já passei por redações e pelas áreas de produtos, vendas e planejamento estratégico comercial de grandes veículos. Só acredito em conteúdo ótimo e relevante – e em pessoas bem-humoradas também.

Paula Balsinelli

Gerente de Projetos Comerciais

Parceiros

Termos de Uso e Política de Privacidade

Leia os Termos de Uso e Política de Privacidade do Portal Curto News através do link:

https://curtonews.com/politica-de-privacidade/

Precisa de ajuda?

Entre em contato com nossa equipe e nós responderemos assim que estivermos disponíveis, será um prazer te ajudar! :)

contato@curtonews.com

Quer anunciar aqui?

Clique aqui e preencha o formulário. É simples e rápido!