posse-haddad_mcamgo_abr_020120231818-15-aspect-ratio-930-440
🇧🇷 Curto Brasil

Fernando Haddad, a aposta de Lula para o ministério da Fazenda

2-jan 16:12
2 min
Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fernando Haddad foi empossado na manhã desta segunda-feira (2) como novo ministro da Fazenda do governo Lula. Considerado o herdeiro político do presidente, sua orientação esquerdista é vista com receio pelo mercado. Relembre a trajetória de Haddad pela política.

Fernando Haddad é advogado de formação, com mestrado em Economia e doutorado em Filosofia.

  • 2005 a 2012: ministro da Educação;
  • 2013 a 2017: prefeito de São Paulo (SP);
  • 2018: candidato à presidência (foi derrotado por Jair Bolsonaro);
  • 2022: candidato ao governo de São Paulo (foi derrotado por Tarcísio de Freitas).

Haddad foi processado por suspeita de corrupção durante sua campanha de 2012, mas acabou sendo absolvido em 2019.

Haddad na Fazenda

Para especialistas ouvidos pela AFP, a expectativa é de que Haddad promova um aumento do gasto público e um Estado maior com um papel importante das empresas públicas. No entanto, um aumento excessivo dos gastos aumentaria a dívida e a inflação, alertam analistas.

Durante a cerimônia de posse como ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse que o aumento “irresponsável” de dispêndios e algumas renúncias fiscais promovidas pelo governo anterior totalizariam um rombo de R$ 300 bilhões aos cofres públicos, mas que isso será revisto pelo atual governo.

Ele acrescentou que enviará ao Congresso Nacional uma proposta de medidas visando ampliar a confiança de investidores e cidadãos na política econômica. Para o ministro, além de trabalhar pela recuperação das contas públicas, será necessário combater a inflação e fazer com que o país volte a crescer com sustentabilidade, responsabilidade e principalmente com prioridade social, gerando “empregos, oportunidade, renda, salários dignos, comida na mesa do trabalhador e preços mais justos”.

(Com AFP e Agência Brasil)

Leia também:

Receba a Curto 💌 Newsletter