Que tal ler mais em 2023? Bookstagrammers recomendam livros e dão dicas para criar o hábito da leitura
📖 Curto Cultura

Quer ler mais em 2023? Bookstagrammers recomendam livros e dão dicas para criar hábito da leitura

8-jan 12:00
3 min

Quantos livros você leu no ano passado? Se a sua lista foi pequena ou sequer existiu, três bookstagrammers te ajudam a mudar esse cenário. Em perfis no Instagram, as jovens compartilham leituras para incentivar o hábito entre os seguidores. A pedido do Curto News, elas recomendam livros para quem busca ler mais neste ano, além de contar quais leituras são mais aguardadas para 2023.

Quais dicas você dá para as pessoas que querem criar o hábito da leitura neste ano?

Beatriz Marques, do @letteraturas: “Acho que, primeiro de tudo, é começar mesmo e não achar que de início vai ser fácil. O segredo é tentar ler um pouquinho todo dia, 10/20 minutos, até que a leitura vire parte da sua rotina, do seu dia a dia. Eu gosto de pensar por que é importante, para mim, conseguir um tempinho todo dia para ler. Isso me ajuda a não deixar o hábito de lado”.

​​Marilene Bispo, do @leiturasdamarilene: “Os primeiros passos para criar o hábito de leitura é ler algum livro de um gênero que você ama. Vamos supor que a pessoa assiste muitos filmes de romance. Ela pode achar um livro com base no que ela gosta e sempre acompanha”.

Timna Cerqueira, do @leitura.motivada: “Constância. O hábito da leitura é construído com muita constância e esforço. Tentar encaixar a leitura na rotina do dia a dia é muito importante, tentar estabelecer um ritmo e se manter nele. Essa é a principal dica para quem quer construir o hábito da leitura”.

Quais livros recomenda para quem está começando a criar o hábito?

Beatriz Marques, do @letteraturas: “É legal começar com contos. Tem muitos nacionais, que tem poucas páginas e você consegue ler sem estresse: Axioma, Realidade Paralela, Evidências de uma Traição. Livros da Taylor Jenkins Reid e da Emily Henry também são uma boa pra começar”.

​​Marilene Bispo, do @leiturasdamarilene: “De romance, qualquer um da Colleen Hoover, mas comece por É Assim Que Acaba (+18) ou Um Pouco Demais. De fantasia, recomendo Acotar e De Sangue e Cinzas. E de terror ou suspense, Billy Summers”.

Timna Cerqueira, do @leitura.motivada: “Olha, são muitos livros incríveis. Eu indicaria os contos. Recomendo muito Antes do Baile Verde da Lygia Fagundes Telles. Entre os clássicos, tem A Metamorfose do Franz Kafka; de contemporâneos, Tudo é Rio da Carla Madeira. Para quem gosta de prosa poética, eu recomendaria os livros do João Anzanello Carrascoza. Mas conforme você for navegando neste mundo dos livros, você vai se conhecendo melhor e entendendo o que gosta e o que não gosta”.

Qual lançamento literário de 2023 está mais ansiosa para conferir? 

Beatriz Marques, do @letteraturas:Chain of Thorns da Cassandra Clare, e Immortal Longings da Chloe Gong”.

​​Marilene Bispo, do @leiturasdamarilene: “Estou esperando algum livro da Colleen Hoover e Estrelas do Norte”.

Timna Cerqueira, do @leitura.motivada: “Sempre fico de olho nas novidades da Antofágica, porque gosto do trabalho deles. Mas tem duas autoras que eu estou de olho se lançarão livros esse ano: Aline Bei e Carla Madeira, duas brasileiras que eu gosto muito de ler”.

Receba a Curto 💌 Newsletter