avião
🌎 Curto (Sobre)Viver

ONU anuncia acordo sobre neutralidade de carbono para aviação até 2050

7-out 15:37
1 min
Créditos da imagem: Reprodução/Unsplash

A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), agência das Nações Unidas (ONU), anunciou nesta sexta-feira (7) um acordo para que o setor alcance a neutralidade das emissões de carbono em 2050.

Os representantes dos 193 Estados-membros se reuniram para a assembleia da OACI, com sede em Montreal, e alcançaram “um acordo histórico sobre um ambicioso objetivo coletivo a longo prazo de neutralidade de carbono para 2050”, publicou a OACI no Twitter.

“É um resultado excelente”, disse uma fonte diplomática europeia à AFP, especificando que “apenas quatro países, entre eles China, haviam expressado reservas”.

O papel do transporte aéreo é fundamental na crise climática. O setor, atualmente responsável por aproximadamente 2,5% a 3% das emissões globais de CO2, está tendo dificuldade em trocar para energias renováveis, embora o setor aéreo e as empresas de energia estejam trabalhando duro para isso.

Segundo as companhias aéreas, criar uma aviação livre de emissões de carbono implica em um investimento de US$ 1,55 trilhão entre 2021 e 2050.

(com AFP)

Leia também: