mg_1446_0-aspect-ratio-930-440
🌎 Curto (Sobre)Viver

Reúso de água: Petrobras e Águas do Rio assinam acordos para implantação dos maiores projetos industriais no Brasil

5-jan 12:10
2 min
Créditos da imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras assinou acordo com a Águas do Rio, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, para que as operações industriais da Refinaria Duque de Caxias (REDUC) e no Polo Gaslub, em Itaboraí, ambos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, passem a ser abastecidas com água de reúso.

Os acordos preveem que após a formalização dos contratos definitivos e implantação dos projetos, um volume anual de pelo menos 28.908.000 m3 de água, suficientes para o abastecimento de uma cidade de 250 mil habitantes, e serão os maiores projetos de reúso industrial até o momento no Brasil.

“Acreditamos que o avanço nesses acordos permite que a Petrobras siga em seu compromisso de reduzir a captação de água doce em suas operações nos próximos anos. A companhia tem atuado no tema de segurança hídrica tanto adotando projetos de reúso de água em suas operações e tratamento de efluentes, como no patrocínio a projetos de conservação de nascentes e mata ciliar”, afirma o diretor de Refino e Gás Natural, Rodrigo Costa. (Petrobras)

“A utilização da água de reúso em processos industriais está alinhada às melhores práticas globais e demonstra o compromisso da empresa com a agenda 2030, da ONU. Garante um melhor aproveitamento dos recursos naturais e a segurança hídrica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro sem impactar no desenvolvimento das indústrias. Esse modelo sustentável deve ser replicado. Por isso, celebramos o acordo com a Petrobras, para o crescimento econômico do polo industrial, otimizando o uso dos recursos naturais e garantindo a disponibilidade para os mais vulneráveis desse recurso essencial à vida”, explica Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio.

Leia também:

Receba a Curto 💌 Newsletter