Reprodução/Unsplash
🌱 Curto Verde

O Dia da Sobrecarga da Terra no Brasil

12-ago 14:02
3 min
Créditos da imagem: Reprodução/Unsplash

12 de agosto marca o Dia da Sobrecarga da Terra no Brasil. Você sabe o que esta data significa? E como ela é calculada? O Curto Verde explica.

O Dia da Sobrecarga da Terra – em inglês, Earth Overshoot Day – marca o dia do ano em que a demanda da humanidade por recursos naturais e serviços ecológicos supera a capacidade da Terra de produzir ou renovar esses recursos ao longo de 365 dias.

Em outras palavras, podemos dizer que é quando entramos no vermelho e passamos a usar o “cheque especial” do planeta. (WWF-Brasil)

Como o Dia da Sobrecarga da Terra é calculado?

O Dia da Sobrecarga da Terra é organizado e calculado pela Global Footprint Network (GFN), uma organização internacional de pesquisa.

Anualmente, para determinar esta data, a organização calcula o número de dias daquele ano em que a biocapacidade da Terra será suficiente para suprir a Pegada Ecológica da humanidade. 

Vale lembrar, que a Pegada Ecológica é a métrica que compara a demanda de recursos de indivíduos, governos e empresas com a capacidade de regeneração biológica da Terra. (GFN*)

Após esse primeiro cálculo, o restante do ano corresponde a sobrecarga global. 

Portanto, o cálculo a ser feito será o seguinte: divide-se a biocapacidade do planeta (a quantidade de recursos ecológicos que a Terra é capaz de gerar naquele ano), pela Pegada Ecológica da humanidade (demanda da humanidade para aquele ano) e multiplica-se por 365 (o número de dias em um ano).

28 de julho de 2022

Este ano, o Dia Global da Sobrecarga da Terra caiu em 28 de julho.

Fonte: Forbes

O que significa que gastamos os recursos que a Terra é capaz de renovar um dia mais cedo que em 2021 – quando a data foi 29 de julho.

Ano passado era necessário 1,7 planeta para sustentar nosso padrão de consumo. Em 2022, esse número subiu ainda mais – agora precisamos de 1,75 planeta – de acordo com as informações da GFN.

Veja quando ocorreu este marco ao longo dos anos:

12 de agosto de 2022

Dia 12 de agosto marca o Dia da Sobrecarga da Terra no Brasil em 2022.

Mas, apesar de a data brasileira acontecer 15 dias depois da global, não há muitos motivos para se comemorar.  

Não quando o desmatamento parece desenfreado e as queimadas continuam batendo recordes.

Curto curadoria:

Curto Verde é um apanhado diário do que você precisa saber sobre meio ambiente, sustentabilidade e demais temas ligados à nossa sobrevivência e do planeta.

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura 

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(*): conteúdos em outros idiomas são traduzidos pelo Google Tradutor