EUA incluem IA em lista de potenciais riscos para o sistema financeiro

A rápida adoção da inteligência artificial (IA) pode criar novos riscos para o sistema financeiro dos Estados Unidos se a tecnologia não for devidamente supervisionada, alertou um painel de reguladores nesta quinta-feira (14).

O Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira, que compreende os principais reguladores financeiros e é presidido pela Secretária do Tesouro, Janet Yellen, sinalizou pela primeira vez os riscos colocados pela IA no seu relatório anual de estabilidade financeira.

PUBLICIDADE

Embora o grupo tenha dito que a inteligência artificial poderia estimular a inovação ou a eficiência em empresas financeiras como bancos, o rápido avanço da tecnologia exige vigilância tanto das empresas quanto dos bancos.

“A IA pode introduzir certos riscos, incluindo riscos de segurança e solidez, como riscos cibernéticos e de modelo”, disse o grupo em seu relatório anual, acrescentando que recomendou que as empresas e seus reguladores “aprofundem o conhecimento e a capacidade para monitorar a inovação e o uso da IA ​​e identificar riscos emergentes”.

Algumas ferramentas de IA podem ser extremamente técnicas, tornando difícil para as instituições explicá-las ou monitorizá-las adequadamente em busca de deficiências. Se as empresas e os reguladores não compreenderem completamente as ferramentas de IA, é possível que percam resultados tendenciosos ou imprecisos, afirma o relatório.

PUBLICIDADE

Observou também que as ferramentas de IA dependem cada vez mais de grandes conjuntos de dados externos e de fornecedores terceiros, que representam os seus próprios riscos de privacidade e segurança cibernética.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

* O texto desta matéria foi parcialmente gerado por ferramentas de inteligência artificial, modelos de linguagem de última geração que auxiliam na elaboração, revisão, tradução e resumos de textos. As entradas de texto foram criadas pela equipe do Curto News e as respostas das ferramentas de IA foram utilizadas para aprimorar o conteúdo final.
É importante destacar que as ferramentas de IA são apenas ferramentas, e a responsabilidade final pelo conteúdo publicado é do Curto News. Ao utilizarmos essas ferramentas de forma responsável e ética, nosso objetivo é ampliar as possibilidades da comunicação e democratizar o acesso à informação de qualidade.
🤖

PUBLICIDADE

Rolar para cima