Créditos da imagem: Reprodução: Canva

IA auxilia bancos americanos na luta contra fraudes em cheques

Uma empresa de prevenção de crimes financeiros afirma que está usando a inteligência artificial (IA) para combater fraudes em cheques.

Embora hoje em dia seja incomum ver alguém preencher um cheque no supermercado, à medida que os cartões de crédito e débito se tornaram amplamente adotados, os cheques ainda são uma forma de pagamento comumente usada e a fraude em cheques explodiu nos últimos anos.

PUBLICIDADE

O braço investigativo do Tesouro dos EUA, a Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCEN), informou no ano passado que os relatos de fraude em cheques em 2022 ultrapassaram 680.000, quase duplicando o número de registros do ano anterior. 

À medida que os bancos e as cooperativas de crédito lutam para combater o crime, a empresa de prevenção do crime financeiro, Abrigo, lançou uma plataforma de detenção de fraudes alimentada por inteligência artificial para instituições bancárias à medida que os fraudadores se tornam mais sofisticados na era digital.

A plataforma de IA da Abrigo usa recursos avançados de autenticação para identificar uma taxa mais alta de itens alterados, falsificações e cheques fraudulentos. A empresa afirma ser capaz de adaptar a nova ferramenta às necessidades das instituições, automatizar processos e agilizar fluxos de trabalho para aumentar a eficiência e priorizar atividades de maior risco.

PUBLICIDADE

Em um programa piloto no ano passado, a plataforma Abrigo Fraud Detection conseguiu identificar corretamente 93% do valor total de cheques fraudulentos de um banco regional, totalizando mais de US$ 330.000 em potencial para evitar perdas por fraude.

“Esta plataforma é uma virada de jogo para detecção de fraudes”, disse Ravi Nemalikanti, CTO da Abrigo. “Ele aproveita o poder da IA ​​e do aprendizado de máquina para fornecer resultados incomparáveis ​​aos nossos clientes, que até agora compartilharam comentários extremamente positivos sobre seu desempenho e facilidade de uso.”

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima