Créditos da imagem: Curto News/BingAI

Inteligência artificial pode te ensinar a cozinhar; saiba como

Veja dicas de prompts e ferramentas de inteligência artificial (IA) que podem te ensinar a cozinhar e organizar listas de compras.

Atualmente as ferramentas de inteligência artificial (IA) integram cada vez mais as diversas esferas da sociedade – educação, saúde, transporte, varejo, etc -, se inserindo, inclusive, na organização e condução de tarefas do dia a dia. Uma das formas mais úteis em que IA tem sido aplicada é justamente na cozinha.

PUBLICIDADE

Para quem busca aprender a cozinhar, esse processo possui todo um conjunto de etapas, desde a seleção dos ingredientes até a compreensão de todos os passos de uma receita. Dessa forma, as ferramentas de IA podem ser úteis na organização da cozinha e para os primeiros passos de quem quer cozinhar seus primeiros pratos.

Aqui estão algumas formas sobre como usar IA para aprender a cozinhar:

Organização de lista de compras

A primeira etapa antes de se preparar qualquer receita é ter certeza de ter os ingredientes corretos e nas quantidades ideais. Dessa forma, a depender do tipo de refeição que será preparada, IAs geradoras de texto como ChefGPT, ChatGPT ou Bard são úteis em montar uma lista de compras completa e personalizada para a sua refeição.

PUBLICIDADE

Esses são alguns dos prompts que podem ser usados para montar uma boa lista de compras:

“Preciso de uma lista de compras completa para organizar um jantar para dois. O prato a ser cozinhado é [INSERIR PRATO]”

“Em média o que será necessário comprar para organizar um churrasco para 10 pessoas adultas. Inclua uma variedade de cortes de carne, entradas e aperitivos.”

PUBLICIDADE

Dietas personalizadas

Outra maneira em que a IA pode ser prática para quem quer aprender a cozinhar é no oferecimento de receitas personalizadas para a dieta do usuário. Seja por conta de alguma intolerância, alergia ou recomendação de um nutricionista, diversas pessoas possuem restrições alimentares e devem ser criativas ao encontrar formas de não manter suas refeições limitadas.

Nesses momentos as ferramentas de IA podem encontrar ingredientes substitutos para quem possui restrições alimentares ou dar ideias de receitas de acordo com uma recomendação nutricional.

Aqui estão alguns prompts que podem ser utilizados:

“Me dê uma receita de lasanha utilizando ingredientes que substituem laticínios”

PUBLICIDADE

“Formule uma receita para um prato de jantar utilizando carne branca ou cortes magros de carne vermelha. O prato deve ter xg de proteínas, xg de carboidratos e xg de gordura.”

Receitas de última hora

Por fim, a IA pode ser útil quando o usuário possui uma quantidade limitada de ingredientes e pouco tempo para cozinhar, ou para evitar que ingredientes que sobraram na geladeira e nos armários estraguem.

As ferramentas serão capazes de formular receitas improvisadas utilizando os ingredientes que você possui à mão.

PUBLICIDADE

Aqui está um exemplo de um prompts útil para esse tipo de situação:

“Preciso de uma receita para almoço que utilize batatas, massa, conjunto básico de temperos e xg de carne vermelha”

Ferramentas úteis para quem quer cozinhar

ChefGPT: inteligência artificial que prepara receitas para ajudar na cozinha

O ChefGPT nasce com a promessa de sugerir refeições e receitas com o suporte da inteligência artificial. O ChefGPT oferece diferentes categorias para o usuário. Na versão gratuita, é possível gerar até cinco receitas por mês. Para ter acesso à mais ferramentas, é preciso adquirir um dos planos ofertados.

Conheça os planos oferecidos pelo ChefGPT:

PantryChef: Descubra o poder de cozinhar com o que você já tem em casa com o PantryChef. 

MasterChef: O Masterchef é o companheiro definitivo de cozinha para qualquer pessoa que queira elevar suas habilidades culinárias. 

MacrosChef: É a ferramenta perfeita para qualquer pessoa que queira atingir suas metas de macronutrientes enquanto satisfaz seus paladares. 

MealPlanChef: É a solução definitiva de planejamento de refeições para qualquer pessoa que queira alcançar seus objetivos fitness enquanto desfruta de refeições deliciosas e nutritivas. 

PairPerfect: É a ferramenta definitiva para entusiastas de alimentos e bebidas que desejam elevar sua experiência gastronômica. 

Let’s Foodie

Tendo sido lançado em 2021, o Let’s Foodie atua como um gerador de receitas alimentado por IA que considera as restrições alimentares, tipos de cozinha preferida e a habilidade culinária do usuário ao gerar suas sugestões.

O aplicativo  possui uma extensa coleção de receitas que abrangem diversas cozinhas e culturas, disponibilizando uma ampla variedade de informações, incluindo orientações sobre “como congelar, reaquecer diferentes ingredientes, etc.”

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Leia também:

Rolar para cima