AI Alliance
Créditos da imagem: Reprodução

AI Alliance: Meta e IBM lançam iniciativa por modelo aberto de IA

A empresa-mãe do Facebook, Meta, e a IBM lançaram na terça-feira (6) um novo grupo chamado 'AI Alliance', que defende uma abordagem de “ciência aberta” para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA) - que os coloca em desacordo com os concorrentes Google, Microsoft e OpenAI.

Estes dois campos divergentes – o aberto e o fechado – discordam sobre a possibilidade de construir IA de uma forma que torne a tecnologia amplamente acessível. A segurança está no centro do debate, mas também quem lucra com os avanços da IA.

PUBLICIDADE

Os defensores da abertura favorecem uma abordagem que “não seja proprietária e fechada”, disse Darío Gil, vice-presidente sênior da IBM que dirige sua divisão de pesquisa. “Portanto, não é como uma coisa que está trancada em um barril e ninguém sabe o que é.”

A ‘AI Alliance‘ – liderada pela IBM e Meta e incluindo Dell, Sony, os fabricantes de chips AMD e Intel e várias universidades e startups de IA – está “se unindo para articular, simplesmente, que o futuro da IA ​​será construído fundamentalmente sobre da troca científica aberta de ideias e da inovação aberta, incluindo código aberto e tecnologias abertas”, disse Gil. A aliança provavelmente pressionará os reguladores para garantir que a nova legislação funcione a seu favor.

O principal cientista de IA da Meta, Yann LeCun, descreveu as mídias sociais da OpenAI, do Google e da startup Anthropic como “lobby corporativo massivo” para escrever as regras de uma forma que beneficie seus modelos de IA de alto desempenho e possa concentrar seu poder no desenvolvimento da tecnologia. As três empresas, juntamente com a Microsoft, principal parceira da OpenAI, formaram seu próprio grupo industrial chamado Frontier Model Forum.

PUBLICIDADE

Código aberto

O termo “código aberto” vem de uma prática de construção de software em que o código é gratuito ou amplamente acessível para qualquer pessoa examinar, modificar e desenvolver.

A IA de código aberto envolve mais do que apenas código e os cientistas da computação divergem sobre como defini-la dependendo de quais componentes da tecnologia estão disponíveis publicamente e se existem restrições que limitam seu uso. Alguns usam a ciência aberta para descrever a filosofia mais ampla.

Parte da confusão em torno da IA ​​de código aberto é que, apesar do nome, a OpenAI – a empresa por trás do ChatGPT e do gerador de imagens Dall-E – constrói sistemas de IA que são decididamente fechados.

PUBLICIDADE

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima