Organize suas finanças com a ajuda da IA; saiba como

Veja dicas de prompts e ferramentas de inteligência artificial (IA) que podem te auxiliar a desenvolver uma boa gestão financeira e uma organização de gastos.

Com os projetos de inteligência artificial desenvolvendo novas aplicabilidades, modelos de linguagem e produtos, diferentes mercados passaram a ser afetados por essas inovações. No entanto, as intervenções não se limitam às grandes empresas, startups, ao mercado de trabalho ou área de pesquisa no geral, adquirindo propósito inclusive para tarefas corriqueiras na rotina do usuário.

PUBLICIDADE

Com isso em mente, uma das diversas aplicações das ferramentas de IA em termos práticos é na organização financeira do usuário. Seja no controle de gastos, avaliação de ativos, estudos sobre finanças ou construção de planilhas, a IA se mostra como uma alternativa para otimizar tempo e tornar esse tipo de gestão mais intuitiva.

Aqui estão algumas formas que inteligência artificial pode te auxiliar na organização financeira:

Gestão de gastos

Uma das regras de ouro no mundo das finanças é “jamais gastar mais do que você tem”. Isso dito, ter registrado de forma clara e organizada possíveis gastos mensais – sejam eles fixos ou variáveis -, receita mensal – vinda de um trabalho fixo ou de freelances -, e ainda um espaço de gastos para projetos futuros, reserva de emergência, etc., é a base para uma boa gestão financeira.

PUBLICIDADE

Nesse cenário, as ferramentas de IA podem servir na hora de estipular um orçamento mensal com base em seus gastos e receita mensais, podendo inclusive oferecer insights sobre possíveis formas de reduzir seus gastos em determinadas áreas.

Aqui estão alguns prompts que podem ser úteis ao montar seu orçamento:

“Analise minhas transações dos últimos três meses e sugira um orçamento que otimize meus gastos.”

PUBLICIDADE

“Com a minha receita atual de [VALOR], gastos fixos em [VALOR], preciso que você balanceie o que sobrar de forma que x% seja reservado para uma emergências e o resto seja alocado em gastos variáveis”

Organização de investimentos

Um próximo passo a ser dado por quem busca a estabilidade financeira é a aplicação de investimentos. Com cada um possuindo diferentes objetivos e fluxo de capital, cada tipo de investimento – renda fixa, renda variável, fundos, cripto, etc. – atende a uma necessidade específica e possui métodos de análise específicos.

O uso das ferramentas de IA pode oferecer recomendações personalizadas de investimentos, levando em consideração metas financeiras, tolerância ao risco e condições de mercado. Isso ajuda na criação de carteiras de investimento mais alinhadas com os objetivos individuais.

PUBLICIDADE

Aqui estão alguns prompts focados em gestão de investimentos:

Me traga exemplos de ativos de renda fixa focados para a construção de uma reserva de emergência. Quero ativos com rendimento anual entre x% e x% e com aplicação mínima de [VALOR]”

“Dê exemplos de tipos de ativos com risco moderado para quem busca ingressar em renda variável e possui [VALOR] para aplicações iniciais”

Educação financeira

O desenvolvimento de uma educação financeira adequada e os estudos constantes também são chave para alcançar a estabilidade financeira. No entanto, com muitas dessas informações estão espalhadas pela internet, disponíveis apenas em um linguajar técnico ou disponíveis apenas por meio de cursos pagos, muitas pessoas se sentem desestimuladas a seguir estudando sobre finanças pessoais.

PUBLICIDADE

A inteligência artificial se mostra, nesse sentido, como uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento sobre finanças. O usuário pode usar ferramentas geradoras de texto e assistentes virtuais para fazer perguntas específicas, construir um plano de estudos ou compreender desde temas mais básicos até avançados sobre economia.

Aqui estão alguns prompts úteis para estudar sobre finanças:

“Me explique o que é um ETF sem utilizar linguajar excessivamente técnico”

“Formule um plano de estudos [INICIANTE/INTERMEDIÁRIO/AVANÇADO] sobre finanças e economia. Sugira horários no período da manhã, assim como conteúdos e obras clássicas a serem estudadas.”

“Me diga quais são as principais aplicações em Renda Fixa no Brasil atualmente e os prós e contras de cada uma.”

Ferramentas de IA para Organização Financeira

Formula Bot: gere fórmulas de Excel de forma rápida e prática com IA

O Formula Bot é uma ferramenta online que usa IA para gerar fórmulas do Excel. É uma ferramenta que pode ajudar usuários de todos os níveis de experiência a criar fórmulas complexas com facilidade.

Essa ferramenta se mostra útil para a construção de planilhas de orçamento mensal, indicando dados como: gastos fixos, receita, dívida, empréstimos, objetivos financeiros ou até mesmo ativos investidos.

Mint: Um assistente financeiro virtual movido por IA

O Mint é uma plataforma de gestão financeira que emprega inteligência artificial para classificar automaticamente as despesas dos usuários e oferecer análises sobre seus hábitos de gastos.

Ao se integrar às contas bancárias e cartões de crédito dos usuários, o Mint examina as transações e as agrupa em categorias, como alimentação, transporte e entretenimento. Isso possibilita que os usuários tenham uma compreensão clara de seus padrões de gastos e identifiquem oportunidades para economizar.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima