Créditos da imagem: Canva

Universidade desenvolve IA para detectar vespas asiáticas, as predadoras das abelhas

Cientistas desenvolveram uma inteligência artificial (IA) capaz de detectar vespas asiáticas invasoras.

PUBLICIDADE

A Universidade disse que o sistema automatizado criado por seus pesquisadores atraiu vespas para uma estação de monitoramento e capturou imagens padronizadas.

Seu sistema, VespAI, poderia identificar as espécies com “precisão quase perfeita”, disse a universidade. A instituição afirmou, ainda, que o sistema foi testado nas Ilhas do Canal.

Resultados ‘encorajadores’

A universidade afirmou que a VespAI usa um processador compacto para operar e permanece inativa, a menos que seus sensores identifiquem um inseto do tamanho de uma vespa.

PUBLICIDADE

O Dr. Thomas O’Shea-Wheller, do Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Campus Penryn de Exeter disse que o algoritmo de IA do sistema ativou e analisou a imagem para determinar se era uma vespa asiática (Vespa velutina) ou uma vespa europeia nativa (Vespa crabro).

Caso fosse detectada uma vespa asiática, o monitor enviava um alerta de imagem ao usuário, permitindo-lhe confirmar a identificação.

A universidade explicou que 2023 viu “números recordes” de avistamentos de vespas asiáticas no Reino Unido.

PUBLICIDADE

As vespas asiáticas são um dos principais predadores das abelhas, dizimando colmeias e danificando a biodiversidade – sendo que apenas uma vespa é capaz de matar e comer até 50 abelhas por dia.

Leia também:

* O texto desta matéria foi parcialmente gerado por ferramentas de inteligência artificial, modelos de linguagem de última geração que auxiliam na elaboração, revisão, tradução e resumos de textos. As entradas de texto foram criadas pela equipe do Curto News e as respostas das ferramentas de IA foram utilizadas para aprimorar o conteúdo final.
É importante destacar que as ferramentas de IA são apenas ferramentas, e a responsabilidade final pelo conteúdo publicado é do Curto News. Ao utilizarmos essas ferramentas de forma responsável e ética, nosso objetivo é ampliar as possibilidades da comunicação e democratizar o acesso à informação de qualidade.
🤖

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima