33773XH-highres-scaled-aspect-ratio-930-440
🗺 Curto Mundo

O que é o Fórum Econômico Mundial de Davos? Qual a importância dele?

18-jan 15:21
3 min
Créditos da imagem: AFP

O Fórum é uma organização internacional sediada em Genebra, na Suíça, responsável pela organização de encontros anuais que contam com a participação e colaboração de vários tipos de organizações e lideranças mundiais, tanto do setor público quanto privado. Os encontros são realizados, em sua maioria, na cidade suíça de Davos e, em razão disso, também são conhecidos como Fórum de Davos. Sem dúvida, é o evento mais importante da agenda econômica mundial. Muita gente importante e famosa já passou por lá viu? De Nelson Mandela a Bono Vox.

@curtonews Tá rolando o Fórum Econômico Mundial de Davos. Você sabe o que ele é e qual é a importância desse evento? O #CurtoNews ♬ som original – Curto News

O Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional sem interesse comercial, criada em 1971 por Klaus Martin Schwab (que ainda a preside), que oferece uma plataforma para reunir os principais líderes políticos, empresariais, culturais e outros líderes da sociedade que buscam moldar as agendas globais, regionais e da indústria.

Vídeo por: World Economic Forum

Nos encontros promovidos pelo Fórum, os principais CEOs, chefes de estado, ministros e formuladores de políticas, especialistas e acadêmicos, organizações internacionais, jovens, inovadores de tecnologia e representantes do mundo da sociedade civil podem dialogar, em um espaço imparcial, com o objetivo de impulsionar mudanças positivas.

Líderes mundiais como Nelson Mandela e astros de Hollywood como Emma Watson (a Hermione de “Harry Potter”), Leonardo DiCaprio, Angelina Jolie, Bono Vox e Paulo Coelho já estiveram por lá.

Encontros anuais

O Fórum realiza quatro grandes reuniões anuais:

  1. A Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, realizada em Davos-Klosters, na Suíça, molda as agendas globais, regionais e da indústria no início do ano civil.
  2. A Reunião Anual dos Novos Campeões, a reunião anual do Fórum sobre inovação, ciência e tecnologia, é realizada na República Popular da China.
  3. A Reunião Anual dos Conselhos do Futuro Global, realizada nos Emirados Árabes Unidos, reúne a comunidade de conhecimento líder mundial para compartilhar ideias sobre os principais desafios que o mundo enfrenta hoje.
  4. A Reunião de Estratégia da Indústria reúne Diretores de Estratégia da Indústria para moldar as agendas da indústria e explorar como as indústrias podem passar da gestão da mudança para a mudança pioneira.

Principais desafios discutidos

Hoje, o Fórum se concentra em 3 principais desafios estratégicos (*):

  1. Dominar a 4ª revolução industrial;
  2. Resolver os problemas dos bens comuns globais; e
  3. Abordar problemas de segurança global.

E a sustentabilidade? É uma preocupação?

Sim! O enfrentamento da crise ambiental e climática que vivemos é um dos temas discutidos nas reuniões promovidas pelo Fórum. Além disso, a organização toma o máximo cuidado para mitigar seu impacto ambiental, tendo sido premiada com a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos. Saiba mais sobre as ações de sustentabilidade na página oficial do Fórum.

Críticas

Por muito tempo, o Fórum foi chamado de “clube dos ricos”, sendo considerado, por muitos, como uma reunião da elite financeira mundial. E era quase isso mesmo. Quem quer participar do evento em Davos tem que gastar algumas dezenas de milhares de dólares (convidados geralmente não pagam). Contudo, nos últimos anos, o Fórum vem adotando uma postura mais aberta, dando maior espaço para representantes da sociedade civil.

Você pode acompanhar tudo o que tá rolando lá em Davos pela página oficial da organização. Confira! 👀

Leia também:

Receba notícias e newsletters do Curto News no WhatsApp e Telegram.

Clique aqui e faça download do aplicativo do Curto News para Android.

(*): Conteúdos em outros idiomas traduzidos pelo Google Tradutor

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura