União Europeia deve reduzir emissões de carbono três vezes mais rápido para cumprir metas
Sustentabilidade

União Europeia deve reduzir emissões de carbono três vezes mais rápido para cumprir metas

27-out 14:37
1 min
Créditos da imagem: Canva

A União Europeia deve reduzir a poluição por gases de efeito de estufa quase três vezes mais rapidamente do que na última década de forma que seja possível cumprir as suas metas climáticas, afirma um relatório da Comissão Europeia.

Numa tentativa de impedir que as condições meteorológicas se tornem mais extremas, a União Europeia prometeu bombear para a atmosfera 55% menos gás que aquece o planeta em 2030 do que fez em 1990 – mas nas últimas três décadas, reduziu as emissões em apenas 32%.

As políticas atuais reduzirão as emissões em 2030 em apenas 43%, de acordo com novas estimativas da Agência Europeia do Meio Ambiente. O número sobe para 48% se incluírem políticas que foram planejadas mas ainda não implementadas.

O relatório da comissão elogiou os esforços para abandonar rapidamente o gás da Rússia na sequência da guerra na Ucrânia, que rapidamente elevou os preços da energia. A UE também supervisionou um boom em tecnologias limpas, como turbinas eólicas e painéis solares, concluiu o relatório, mas a Comissão advertiu que as energias renováveis ​​precisavam crescer muito mais rapidamente do que na última década.

Veja também: