32629948352_da3f00c91a_b
🇧🇷 Curto Brasil

Moraes toma posse como novo presidente do TSE na terça(16). Saiba mais sobre o ministro

15-ago 17:47
2 min
Créditos da imagem: Jane de Araújo/Agência Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16). Lula e Bolsonaro são esperados para a cerimônia de posse.

O magistrado foi eleito por seus pares no STF e assumirá o cargo por dois anos. Seus colegas do tribunal destacam boa interlocução com os políticos e boa comunicação com as Forças Armadas.  

Como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Moraes será responsável pela condução do processo eleitoral deste ano, e a tarefa não é nada fácil em tempos de fake news: terá que cuidar de qualquer ataque às urnas durante esse período.

“Vai ter que conduzir [o TSE] com mão de ferro para não deixar que se quebre nosso sistema eleitoral”, opinou André César, analista da empresa Hold Assessoria Legislativa.

Bolsonaro X Moraes

Como ministro da Suprema Corte, Moraes conduziu processos contra Jair Bolsonaro. Diante das ações do ministro, o presidente chegou a fazer um discurso contra ele no dia 7 de setembro de 2021: “Qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou”, disse.

Foi Alexandre de Moraes o responsável pela prisão de bolsonaristas – incluindo o deputado federal pelo Rio de Janeiro Daniel Silveira -, além de remover conteúdos falsos de plataformas digitais. 

Presidenciáveis na cerimônia

O ex-presidente Lula (PT) confirmou que estará na cerimônia de posse de Moraes no TSE, em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro também é esperado no evento, mas ainda não confirmou a presença.

(Com informações da AFP)

Foto de destaque: Reprodução / Flickr

(🚥): pode exigir registro e-ou assinatura

*conteúdos em outros idiomas foram traduzidos via Google Translate