1ES7KO-highres-scaled-aspect-ratio-930-440
⚡️ Curto Flash

Calheiros pede a extradição de Bolsonaro dos EUA; veja mais no Curto Flash

9-jan 12:41
3 min
Créditos da imagem: AFP

O deputado Renan Calheiros (MDB) considera que o ex-presidente deve “responder por seus crimes” em insuflar atos golpistas no Brasil. Saiba mais no Curto Flash, a nossa seleção das principais manchetes do momento.

Renan Calheiros defende que Bolsonaro seja extraditado dos EUA

Em entrevista na manhã desta segunda-feira (9), o senador Renan Calheiros defendeu a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro dos Estados Unidos, que se esquivou da responsabilidade dos atos golpistas que ocorreram neste domingo (8). Ele quer que o ex-presidente seja julgado também pela negligência com a covid-19 e atitudes como o pedido de fechar o STF. (UOL Notícias)

No domingo (8), congressistas norte-americanos do partido Democrata também defenderam a extradição de Bolsonaro:

Fãs se despedem de Roberto Dinamite

O velório do ídolo começou nesta segunda-feira (9) às 10:30h no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Os torcedores percorrem o caminho até a estátua de Roberto Dinamite e alguns sobem no nas arquibancadas para cantar e prestar homenagem ao ídolo. O funeral acontecerá às 19h desta terça-feira (10). (O Dia)

Biden e AMLO se reúnem no México

O presidente americano, Joe Biden, reúne-se nesta segunda-feira (9) com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, para discutir a migração ilegal e o tráfico de fentanil, duas crises sem solução a curto prazo. (AFP)

Suspensão de ação bilionária contra o governo no STF

O presidente do Tribunal da Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida Sousa, entrou em um acordo com o governador do estado, Rafael Fonteles (PT), para suspender a ação bilionária que estava sendo movida contra o governo no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação do TJ contra o Estado é relativa a pagamentos de duodécimos, que são, em síntese, parcelas mensais destinadas a órgãos públicos que não possuem receitas próprias, com base na Lei Orçamentária Anual (LOA). (G1)

Embaixador aliado de Bolsonaro é exonerado

O embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, foi exonerado do cargo pelo chanceler Mauro Vieira no último dia 6 de janeiro, mas veio à público nesta segunda (9). Diplomata de carreira, Forster é um aliado de Jair Bolsonaro e assumiu o comando da diplomacia brasileira nos Estados Unidos durante o mandato do ex-presidente. Era também amigo e entusiasta do escritor Olavo de Carvalho, que morreu no ano passado. (Estadão) 🚥

Imagem: Reprodução Twitter

Números alarmantes da covid-19 na China

Quase 90% da população da terceira província mais populosa da China foi infectada com a covid-19, segundo a uma autoridade de alto escalão. No momento, o país enfrenta novo surto de casos. Em entrevista coletiva, o diretor da Comissão de Saúde da província central de Henan, Kan Quancheng, disse que “em 6 de janeiro de 2023 a taxa de contágio na província é de 89%”. (AFP)

(*): Conteúdos em outros idiomas traduzidos pelo Google Tradutor

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura 

Receba notícias e newsletters do Curto News no WhatsApp e Telegram.