Margareth-Menezes-aspect-ratio-930-440
⚡️ Curto Flash

Margareth Menezes aceita convite e será ministra da Cultura; saiba mais no Curto Flash

13-dez 13:44
3 min

A artista Margareth Menezes confirmou ser a próxima ministra da Cultura no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Saiba mais no Curto Flash, a nossa seleção das principais manchetes do momento.

Margareth Menezes no Ministério da Cultura

Margareth Menezes aceitou o convite do presidente eleito Lula para assumir o Ministério da Cultura do próximo governo. Ela mesma confirmou a informação nesta terça-feira (13) em entrevista no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede da equipe de transição. “Força-tarefa para levantar o Ministério da Cultura”. (O Globo)

Fusão nuclear

Cientistas norte-americanos anunciaram um avanço histórico na fusão nuclear, que pode revolucionar a produção de energia na Terra.

O Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), ligado ao Departamento de Energia americano, informou que o experimento “produziu mais energia de fusão do que a energia laser usada” para causar a reação. O “grande avanço científico” levará a “progressos na defesa nacional e ao futuro da energia limpa”, informou o departamento.

(AFP)

PEC de transição

Plenário da Câmara dos Deputados vota nesta terça-feira (13) a PEC de transição. O texto já foi aprovado pelo Senado e assegura recursos fora da regra do teto de gastos e prevê nova regra fiscal a partir de 2024. (Agência Brasil)

Ativista ambiental libertada

A ativista climática Deanna Coco, foi libertada sob fiança nesta terça-feira (13). Ela foi condenada em 2 de dezembro do ano passado por bloquear o tráfego na ponte da Baía de Sydney. Coco se declarou culpada e pegou 15 meses de prisão, mas personalidades que lutam pela mesma causa defendem que ela não deveria ter sido presa ou deveria ter tido direito a fiança desde o início. (AFP)

Relembre a história da detenção dela:

Salário mínimo de 2023 atualizado

Salário mínimo sobe para R$1.302 a partir do dia 1 de janeiro. O valor atual é de R$1.212 e o atualizado está em uma medida provisória desta segunda-feira (12). Por ser uma medida provisória, ainda será analisada por deputados e senadores. (O Dia)

EUA recebe líderes africanos

Os Estados Unidos (EUA) tentam recuperar o espaço diplomático com a África e conter a influência chinesa na região. Para isso o presidente Joe Biden recebe, nesta semana, dezenas de líderes africanos no país, para a Cúpula de Líderes EUA-África, que acontecerá em Washington. Este será o maior evento diplomático desde a pandemia da covid-19. (Folha de S. Paulo) *

Recorde de infectados por covid-19

Nas últimas semanas, os casos de covid-19 aumentaram expressivamente no Brasil, e pode bater recorde de infectados. A doença tem se tornado mais transmissível e mantido sua letalidade; a única responsável por diminuir esses dois fatores são as vacinas. (ViverBem / UOL)

(*): Conteúdos em outros idiomas traduzidos pelo Google Tradutor

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura