975034-09-09-2015-dsc_2049-aspect-ratio-930-440
⚡️ Curto Flash

PL acusa Sérgio Moro de ter se beneficiado de caixa dois; veja mais no Curto Flash

24-jan 11:54
3 min
Créditos da imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O PL, partido de Bolsonaro, disse que Sérgio Moro (União Brasil) cometeu abuso de poder econômico e se beneficiou do caixa dois. As informações constam no pedido de cassação do mandato do ex-juiz, realizado pelo PL, e que vieram à público agora. Saiba mais no Curto Flash, a nossa seleção das principais manchetes do momento.

Moro usou caixa dois?

Na acusação, o PL argumenta que Sérgio Moro foi pré-candidato a presidente da República pelo Podemos, antes de anunciar que concorreria ao Senado pelo União Brasil. Essa pré-candidatura teria sido apenas um “estratagema pernicioso” para o ex-juiz da Lava Jato poder driblar a legislação e o teto de gastos da disputa ao Senado, o que, segundo o PL, sempre foi a “verdadeira” intenção” do agora senador. (UOL Notícias)

Gasolina aumenta nas refinarias

A Petrobras vai elevar em 7,4% o preço médio de venda da gasolina nas refinarias a partir desta quarta-feira (25). Então, o preço médio passará de R$ 3,08 para R$3,31 por litro. Este é o primeiro reajuste desde que Lula assumiu a presidência deste ano. Ele ainda não conseguiu nomear seu indicado para comandante da estatal, senador Jean Paul Prates (PT-RN). (Folha de S. Paulo) 🚥

Daniel Alves e as denúncias de abuso sexual

Um outra jovem acusa o jogador brasileiro Daniel Alves de ter assediado sexualmente, tocando em partes íntimas do corpo dela sem permissão. A jovem é uma das duas amigas que acompanhavam a mulher que acusa Alves de agressão sexual. Segundo a publicação, essa segunda jovem contou aos investigadores que o jogador a apalpou violentamente, passava a mão em suas partes íntimas, até que ela conseguiu se desvencilhar e se afastar. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal espanhol La Vanguardia. O atleta está preso preventivamente desde sexta-feira, sem direito a fiança. Ele nega todas as acusações. (Estadão) 🚥

Gonorreia resistente a antibiótico nos EUA

Foram confirmados dois casos de gonorreia nos Estados Unidos que aparentam ter uma resistência a todos os tipos de antibióticos usados para tratar a infecção sexualmente transmissível (IST). O aumento das atividades sexuais na pandemia e a falta de controle por exames aumentou a disseminação de ISTs. A gonorreia é a doença sexualmente transmissível mais identificada nos EUA. (CNN)

Desmilitarização: Abin sairá do GSI

O governo federal vai transferir a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), hoje sob a alçada do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para a alçada da Casa Civil, comandada por Rui Costa. A mudança faz parte do objetivo de desmilitarizar a Abin. O novo governo desejava afastar dos militares os setores ligados à presidência, desde a transição, mas depois do 8 de janeiro o assunto passou a ser uma urgência. (G1)

7ª Cúpula da Celac na Argentina

Acontece na Argentina a 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a presença de lideres do continente, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que participa nesta terça(24) . A Celac é um bloco regional composto pelo Brasil, que voltou a integrá-lo em 2023 após ter-se retirado há dois anos, e mais 32 países. “O retorno do Brasil à comunidade latino-americana de Estados é um passo indispensável para a recomposição do nosso patrimônio diplomático e para a plena reinserção do país ao convívio internacional”, informou, na ocasião, o Itamaraty, por meio de nota. (Agência Brasil)

(*): Conteúdos em outros idiomas traduzidos pelo Google Tradutor

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura 

Clique aqui e faça download do aplicativo do Curto News para Android.