anne-nygard-v5mEr9CfG18-unsplash-aspect-ratio-930-440
🌎 Curto (Sobre)Viver

A tal da biodiversidade: o que é? Qual a relação dela com a existência humana?

20-ago 9:23
3 min
Créditos da imagem: Reprodução/Unsplash

A biodiversidade é o ingrediente mágico que permite ao mundo funcionar sem problemas. Mas se ela é tão importante assim, por que não estamos fazendo de tudo para conservá-la? O Curto News te explica a dimensão deste problema.

A perda de biodiversidade sem precedentes, o aumento da poluição e as mudanças climáticas comprovam a relação simbiótica entre os seres humanos e a natureza.

O direito humano a um meio ambiente limpo, saudável e sustentável só pode ser assegurado onde a biodiversidade prospera e os ecossistemas são saudáveis.

Mas você sabe o que é a biodiversidade?
Vídeo por: WWF-Brasil

A palavra biodiversidade é uma contração de “diversidade biológica” e foi utilizada pela primeira vez em 1985. (WWF)

Mas ela é mais do que plantas, animais e microrganismos e seus ecossistemas – é sobre pessoas e nossa necessidade de segurança alimentar, medicamentos, ar fresco e água, abrigo e um ambiente limpo e saudável para viver. (Convenção sobre Diversidade Biológica*)

O ar que respiramos, os alimentos que ingerimos, a energia que utilizamos e os materiais de que precisamos para todos os fins, são todos frutos da interação desta biodiversidade.

Sem as plantas, por exemplo, não teríamos oxigênio. Sem as abelhas e outros insetos, não teríamos colheitas, não teríamos comida. Sem os fungos, não teríamos a decomposição e reciclagem das matérias. (Greenpeace Brasil)

E o mais irônico nisso tudo: grande parte da biodiversidade da Terra está em risco devido a ação humana – que perturba e até destrói os ecossistemas!

 Veja quais são algumas das principais ameaças à biodiversidade:

No Brasil, a Amazônia – a floresta mais biodiversa do mundo – vem sofrendo impactos severos devido ao avanço brutal do desmatamento e o número recorde de queimadas.

A área de Floresta Amazônica desmatada em 2022 foi a maior dos últimos 15 anos e, entre janeiro e julho deste ano, foi registrado um aumento de 7% na área consumida pelo fogo na floresta.

Mas então, se todos dependemos da biodiversidade, o que pode significar essa perda?

A redução da biodiversidade significa que estamos diante de um futuro com elevados riscos relacionados à segurança alimentar, doenças, desastres naturais, qualidade do ar e da água.

Além disso, a perda de biodiversidade também ameaça os meios de subsistência de bilhões de pessoas e cria riscos para a economia.

As consequências são tantas, que fica difícil ser breve.

Para encurtar, podemos dizer que, se seguirmos por este caminho – de retrocesso, destruição e de incentivo ao crime ambiental – sem dúvida caminhamos para um futuro em que nossa própria sobrevivência estará em risco. 

Vídeo por: EDP

Curto curadoria:

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura 

(🇬🇧): conteúdo em inglês

(*): conteúdos em outros idiomas são traduzidos pelo Google Tradutor