Proteínas - Foto: flickr
🌎 Curto (Sobre)Viver

Curto Verde: avanço do PL do Veneno, qualidade da água e judicialização das questões climáticas

7-jul 19:27
2 min

Avanço do PL do Veneno no Senado, alteração no Código Florestal, estudos sobre a qualidade da água e aumento no número de casos judiciais envolvendo questões climáticas são os destaques de hoje do Curto Verde.

🌿 Ruralistas aproveitam sessão esvaziada no Senado para votar o “PL do Veneno” antes do recesso e fazer mudança no Código Florestal

Membros da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) no Senado, em uma sessão esvaziada na manhã desta quinta-feira (7), anteciparam a votação do projeto de lei que ficou conhecido como “PL do Veneno” para antes do recesso parlamentar (que começa no próximo dia 18) e aprovaram o PL que modifica o Código Florestal para permitir a construção de reservatórios de água em áreas de preservação permanente (APPs) (Folha de S. Paulo, para assinantes).

💧 Equilibrar a quantidade de proteína na dieta pode melhorar a qualidade da água

Estudo publicado pela revista Frontiers in Ecology and the Environment, afirma que se a população norte-americana ingerisse proteína nas quantidades recomendadas, as taxas de liberação de nitrogênio no ecossistema, projetadas para 2055, seriam 27% menores do que são hoje, apesar do crescimento populacional. O documento é o primeiro a estimar o quanto o consumo de proteína contribui para o excesso de nitrogênio no meio ambiente (Phys.org)*.

☘️ Cresce o número de casos judiciais envolvendo questões climáticas

Relatório publicado pelo Grantham Research Institute on Climate Change e outras entidades, aponta que, globalmente, o número de casos de litígio relacionados às mudanças climáticas dobrou desde 2015. O estudo demonstra que a via judicial se tornou o instrumento para cobrar compromissos climáticos de entes governamentais e processar empresas de combustíveis fósseis (Folha S. Paulo, para assinantes).   

Curto Verde é um apanhado diário do que você precisa saber sobre meio ambiente, sustentabilidade e demais temas ligados à nossa sobrevivência e do planeta.

(*) Tradução via Google Tradutor

Atualizado em 08/07/2022 às 11:30