Ff1paYyX0AAZYKI-aspect-ratio-930-440
📚 Curto Educação

Enem: locais de prova são divulgados, mas candidatos reclamam de site instável

24-out 14:47
4 min

Nesta segunda-feira (24) foram divulgados os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 pela internet. Segundo relataram candidatos, a página do participante ficou instável. Questionado pela reportagem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o acesso à plataforma gov.br havia sido normalizado. As provas serão aplicadas entre os dias 13 e 20 de novembro.

Além da informação do local da prova, ficaram disponíveis na página do participante outros dados, como idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas dos exames e solicitações de atendimento especializado.

Mais cedo, nas redes sociais, alguns usuários que tentaram acessar a página do participante disseram que apenas aparecia o aviso de “falha de comunicação”.

Reprodução/Twitter

Nas redes, circularam reclamações e memes sobre a dificuldade de acessar o site:

Apesar das instabilidades, o Inep afirmou que “o acesso à plataforma gov.br está intermitente em função de uma manutenção que está sendo realizada pelo Ministério da Economia”.

“Não há qualquer tipo de inconsistência na página do participante do Enem e, assim que o acesso ao gov.br for normalizado, todos os participantes conseguirão conferir o cartão de confirmação de inscrição”, acrescentou o instituto em nota.

O Ministério da Economia, por sua vez, ainda não havia se pronunciado sobre a instabilidade na plataforma gov.br. até a publicação desta reportagem.

O assunto ficou entre os mais falados no Twitter na tarde desta segunda-feira, 24. O termo “Inep” foi o 4º mais mencionado por usuários da rede por volta das duas da tarde.

Como será o Enem 2022?

Na edição deste ano, nos dias 13 e 20 de novembro, estarão aptos a realizar os exames 3.396.632 estudantes.

  • Confira o calendário das provas

13 de novembro (domingo):

Provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol) e ciências humanas (45 questões), além da redação.

20 de novembro (domingo):

No segundo dia de prova, os participantes farão as avaliações de matemática (45 questões) e ciências da natureza (45 questões).

  • Que horas abrem os portões?
    O horário de abertura dos portões para os candidatos é ao meio-dia (12h).
  • Que horas fecham os portões?
    O fechamento dos portões dos locais de realização do Enem ocorrem uma hora após a abertura, às 13h.
  • Qual é o horário de início das provas?
    13h30.
  • Que horas as provas acabam?
    1º dia:
    O término das provas no primeiro dia do Enem, 13 de novembro, será às 19h;
    2º dia Já no segundo dia, 20 de novembro, o término das provas será às 18h30.
  • A partir de quanto tempo de prova o candidato pode sair do local?
    Apenas nos 30 minutos antes do término da aplicação do exame é permitido que os participantes se retirem do local com o caderno da prova.
  • Preciso usar máscaras de proteção durante o Enem?
    Como determinado pelo edital, o exame prevê utilização de máscaras de proteção contra a covid-19. No entanto, o uso está liberado em localidades onde não haja decreto obrigatório.
  • Quando são divulgados os gabarito das provas do Enem?
    O gabarito das provas objetivas estará disponível no portal do Inep até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

Curto Curadoria

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura
(*): conteúdos em outros idiomas são traduzidos pelo Google Tradutor