Alunos do Reino Unido usam IA para criar imagens indecentes de outras crianças, alertam especialistas

Crianças em escolas britânicas estão usando a inteligência artificial (IA) para criar imagens indecentes de outras crianças, alertou um grupo de especialistas em abuso infantil e tecnologia.

Grupos de proteção pedem ações urgentes para ajudar os alunos a compreender os riscos de fazer imagens que constituam legalmente abuso sexual infantil.

PUBLICIDADE

Emma Hardy, diretora do UK Safer Internet Centre (UKSIC), disse que as imagens eram “terrivelmente” realistas. “A qualidade das imagens que vemos é comparável às fotos profissionais tiradas anualmente de crianças em escolas de todo o país”, completou.

“As crianças devem ser alertadas que isso pode se espalhar pela internet e acabar sendo visto por estranhos e predadores sexuais. O potencial de abuso desta tecnologia é assustador”, afirmou Hardy.

A UKSIC, uma organização de proteção infantil, disse que as escolas precisam agir urgentemente para implementar melhores sistemas de bloqueio contra material de abuso infantil.

PUBLICIDADE

Imagens de abuso sexual infantil são ilegais no Reino Unido – sejam elas geradas por IA ou fotográficas – e até mesmo desenhos animados ou outras representações menos realistas.

No mês passado, a Internet Watch Foundation alertou que as imagens de abuso sexual infantil geradas pela IA estavam “ameaçando sobrecarregar a Internet” , sendo muitas agora tão realistas que eram indistinguíveis de imagens reais – mesmo para analistas treinados.

Leia também:

logo Google Notícias
Siga o Curto no Google News
Rolar para cima