ByteDance dribla restrições de chips de IA; entenda como
Créditos da imagem: ByteDance

ByteDance dribla restrições de chips de IA; entenda como

A ByteDance, empresa controladora do TikTok, está explorando uma brecha para contornar as restrições dos EUA sobre exportação de chips de IA para a China. A companhia está alugando chips avançados da Nvidia e os utilizando em território americano.

PUBLICIDADE

Entenda os detalhes

  • Por questões de segurança nacional, o governo dos EUA proíbe a Nvidia de vender chips de IA, como o A100 e o H100, diretamente para empresas chinesas.
  • No entanto, essas restrições não impedem empresas chinesas de alugarem chips para uso dentro dos EUA. A ByteDance, supostamente, está locando servidores com chips da Oracle.
  • Relatos indicam que, no mês passado, a ByteDance teve acesso a mais de 1.500 chips H100 e milhares de A100 por meio do acordo com a Oracle.
  • Outras gigantes chinesas, como Alibaba e Tencent, também estão explorando opções similares, seja alugando de fornecedores americanos ou estabelecendo data centers nos EUA.

Por que isso importa?

A corrida pela inteligência artificial entre os EUA e a China está se intensificando. Parece que os principais players farão de tudo para obter chips de IA. Enquanto os EUA tentam conter o progresso da China com restrições, a sensação é de um jogo de “bate-estaca” que não impedirá a China de alcançar seus objetivos de IA.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima