Demissões em empresas de tecnologia voltam a subir em 2024, impulsionadas por foco em IA
Créditos da imagem: Curto News/Bing AI

Demissões em empresas de tecnologia voltam a subir em 2024, impulsionadas por foco em IA

Após um período de desaceleração na demanda, as empresas de tecnologia voltaram a demitir funcionários em 2024. Segundo o site Layoffs.fyi, só em janeiro foram cerca de 23.670 funcionários demitidos em 85 empresas de tecnologia.

Os cortes atingiram empresas de todos os tamanhos e segmentos, incluindo grandes empresas como Google, Amazon e Microsoft.

PUBLICIDADE

Em alguns casos, as demissões estão relacionadas à mudança de estratégia das empresas para focar em inteligência artificial (IA). Por exemplo, o Google anunciou a demissão de funcionários de equipes de engenharia e produtos, enquanto a Microsoft demitiu 1.900 funcionários da recém-comprada Activision Blizzard.

Em outros casos, as demissões estão relacionadas à busca por eficiência. Por exemplo, a Meta, dona do Facebook, demitiu 20 mil funcionários em 2023, enquanto as ações da empresa subiram 200%.

É provável que as demissões continuem em 2024, à medida que as empresas de tecnologia buscam se adaptar a um novo cenário econômico e competitivo.

PUBLICIDADE

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima