Créditos da imagem: Canva

DrugGPT: ferramenta de IA pode ajudar médicos a prescreverem remédios

Uma nova ferramenta pode oferecer uma 'rede de segurança' na prescrição e reduzir os 237 milhões de erros de medicação cometidos todos os anos na Inglaterra.

O DrugGPT oferece uma rede de segurança para os médicos quando prescrevem medicamentos, fornecendo informações que podem ajudar seus pacientes a entender melhor por que e como tomá-los.

PUBLICIDADE

Médicos e outros profissionais de saúde que prescrevem medicamentos poderão obter uma segunda opinião instantânea inserindo as condições do paciente no chatbot.

As versões do protótipo respondem com uma lista de medicamentos recomendados e sinalizam possíveis efeitos adversos e interações medicamentosas.

Alguns médicos já usam chatbots de IA generativos convencionais, como ChatGPT e Gemini do Google, para verificar seus diagnósticos e redigir notas ou cartas médicas. Contudo, as associações médicas internacionais já aconselharam os médicos a não usarem essas ferramentas, em parte devido ao risco de receberem informações falsas.

PUBLICIDADE

Outra investigação publicada pelo British Medical Journal estima que cerca de 237 milhões de erros de medicação são cometidos todos os anos em Inglaterra, custando cerca de 98 milhões de libras e mais de 1.700 vidas.

O DrugGPT demonstra e destaca o papel transformador que a inteligência artificial está desempenhando na medicina contemporânea, promovendo avanços significativos na prestação de cuidados de saúde.

Leia também:

* O texto desta matéria foi parcialmente gerado por ferramentas de inteligência artificial, modelos de linguagem de última geração que auxiliam na elaboração, revisão, tradução e resumos de textos. As entradas de texto foram criadas pela equipe do Curto News e as respostas das ferramentas de IA foram utilizadas para aprimorar o conteúdo final.
É importante destacar que as ferramentas de IA são apenas ferramentas, e a responsabilidade final pelo conteúdo publicado é do Curto News. Ao utilizarmos essas ferramentas de forma responsável e ética, nosso objetivo é ampliar as possibilidades da comunicação e democratizar o acesso à informação de qualidade.
🤖

PUBLICIDADE

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima