Estúdio de design usa IA para reimaginar o futuro da comida de forma sustentável
Créditos da imagem: Curto News/Bing AI Creator

Estúdio de design usa IA para reimaginar o futuro da comida de forma sustentável

À medida que a crise climática se agrava, como garantiremos a alimentação da população de forma que não destrua o planeta? Esse é o desafio que o estúdio de design Tellart enfrenta com seu projeto “Jantar em 2050”.

PUBLICIDADE

Combinando design, inovação e inteligência artificial (IA), a iniciativa permite que participantes descubram versões sustentáveis de seus pratos favoritos. Através de um software gerador de imagens, a IA analisa os ingredientes principais e sugere alternativas locais e ecológicas. Imagine seu tradicional churrasco com frango criado em laboratório (que emite 92% menos carbono) no lugar da carne vermelha!

Além do impacto ambiental, o projeto considera a saúde. As receitas sugeridas pela IA são baixas em gordura saturada e livres de antibióticos e pesticidas. Insetos, grãos alternativos e vegetais marinhos também ganham destaque como proteínas do futuro.

Tellart acredita que a indústria alimentícia tem papel fundamental. “Incentivamos empresas a desenvolver novas receitas, buscar ingredientes éticos e ampliar opções vegetarianas”, afirma Maia Garau, diretora de estratégia do estúdio.

PUBLICIDADE

“O futuro é abstrato, mas a Tellart quer torná-lo real e pessoal. Criamos experiências lúdicas sobre temas sérios, convidando cada um a se tornar parte da solução”, finaliza Matt Cottam, fundador do estúdio.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima