Créditos da imagem: Curto News/BingAI

Estudo mostra que IA reduzirá em 30% custos operacionais nas empresas

Relatórios recentes sugerem que utilizar inteligência artificial (IA) no ambiente de trabalho tem o potencial de reduzir os custos operacionais em até 30%, além de melhorar a eficiência nos negócios em 40%.

Com isso em mente, uma pesquisa com 3.000 proprietários e gestores de negócios nos Estados Unidos buscou determinar quantos já estão utilizando inteligência artificial (IA) no ambiente de trabalho e quais tarefas estão sendo mais comumente substituídas por ferramentas automatizadas. Com base em seus achados, eles também examinaram o quanto de dinheiro a IA já está economizando para as empresas em 2024.

PUBLICIDADE

Principais descobertas:
  • Quase um terço (31%) dos entrevistados economizou entre $101 e $500 substituindo tarefas por ferramentas automatizadas.
  • Um significativo 83% dos proprietários e gestores de negócios pesquisados afirmaram utilizar inteligência artificial para auxiliar na previsão do comportamento do cliente, seguido por três quartos (76%) dos participantes que utilizam a IA para automatizar tarefas repetitivas.
  • Um quarto (25%) dos entrevistados utiliza regularmente a IA para reduzir custos no ambiente de trabalho.

O segundo maior valor de economia revelou-se ser de até $100, com quase um quarto (23%) dos entrevistados acreditando que a IA ajudou a reduzir os custos em seus negócios.

Embora a IA tenha muitos usos, ela pode beneficiar empresas ao prever o comportamento do cliente e automatizar tarefas repetitivas. Isso não apenas economiza tempo, mas também pode revelar potenciais hábitos de gastos.

Um em cada oito (12%) participantes da pesquisa até revelou que economizou entre $1001 e $5000 desde a implementação da IA em seus negócios.

PUBLICIDADE

Cinco por cento dos entrevistados nos Estados Unidos afirmaram que, ao substituir tarefas por IA, conseguiram economizar mais de $10.000.

Muitas empresas podem atingir essa enorme economia ao utilizar a IA em tarefas eficientes, como planejamento de orçamento, uso de novas fontes de receita e previsão precisa para reduzir custos.

Menos de dez por cento (7%) relataram que a IA não reduziu os custos empresariais de forma alguma.

PUBLICIDADE

Dos entrevistados que utilizam a IA para reduzir os custos empresariais, 83% dos proprietários e gestores de negócios nos Estados Unidos admitiram usar a IA para prever o comportamento do cliente.

Ao aplicar algoritmos de inteligência artificial, as empresas conseguem obter insights adicionais sobre o comportamento do cliente que não teriam acesso anteriormente. Isso tem se mostrado útil para as empresas preverem com precisão o comportamento do cliente, compreendendo seus padrões de compra e hábitos de gastos.

Logo atrás está a automação de tarefas repetitivas (76%). Automatizar tarefas repetitivas permite que os funcionários se concentrem em tarefas mais importantes em vez de gastar muito tempo em tarefas manuais.

PUBLICIDADE

O planejamento de orçamento (76%) é classificado como a segunda tarefa mais utilizada pelas empresas ao empregar inteligência artificial, possibilitando que elas tomem decisões financeiras informadas e estratégicas.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima